cuidados-que-o-seu-pequeno-precisa-durante-o-verao

Cuidados que o seu pequeno precisa durante o verão

O verão começa em alguns dias e o seu pequeno já deve estar sentindo os desconfortos gerados nesta época do ano. O verão é a estação perfeita para aproveitar as férias e se divertir, mas é preciso tomar alguns cuidados para que o seu pequeno aproveite o verão da melhor maneira e sem nenhum desconforto.

Comece pelas roupinhas:

Os pequenos também sentem tanto calor como os adultos, por isso é indispensável que a mamãe e papai, escolham roupinhas leves e 100% de algodão (tecidos sintéticos podem causar alergias e vermelhidão no bebê). Além disso, neste período do ano, podem surgir as temidas brotoejas, trazendo muita coceira para o bebe e um dor de cabeça e tanto para a mamãe. Por isso, sempre utilize roupinhas leves e evite a brotoejas e outras alergias de pele.

Meu bebê pode ir para a piscina ou praia?

O indicado é que o bebê tenha contato com água do mar ou piscina, apenas a partir dos 6 meses, já que nesta idade o conduto auditivo, já formou a curvatura adequada para evitar a entrada de água e consequentemente, as infecções. Mas mesmo com a idade adequada, outros cuidados deverão ser necessários.

Na praia: Respeite sempre o horário de menos intensidade do sol (10h e 16h), além disso, mantenha o bebê sempre debaixo de um guarda sol, próximo uma área de areia mais úmida e sempre sentadinho sob uma toalha ou canga – pois as bactérias presentes na areia, podem causar problemas na pele do pequeno.

E o banho de mar? Sempre se atente na qualidade da água da praia e se ela está em condições próprias para banho, mas saiba que o seu pequeno só irá se divertir de verdade na água, a partir dos 2 anos, pois a temperatura da água pode incomodar o bebê.

Na piscina: Os cuidados são parecidos com os recomendados na praia, em questão do horário do sol e qualidade da água (mesmo que seja da torneira). Um benefício a mais da piscina, é que o seu pequeno pode se divertir sem precisar sair de casa.

Cuidados extra: O Filtro Solar só é recomendado também, para bebês acima de 6 meses (peça a indicação do pediatra, sobre qual é a marca e fator indicado para a pele do pequeno). Óculos de sol, sempre de boa qualidade e com proteção contra os raios UVA e UVB. E utilize sempre chapéus para proteger a cabecinha do seu pequeno contra o calor do sol.

Muita atenção com a alimentação:

Hidratação é o mais importante! Após os 6 meses (idade que o leite materno deixa de ser o único alimento), deve ser introduzido na alimentação do bebê, água, sucos e chás, além de frutas que contam com muita água, como melancia, melão e pera.

Fora de casa: Ofereça ao bebê alimentos de procedência confiável e em hipótese nenhuma, frutos do mar – que estragam com facilidade e aumentam o rico de intoxicação alimentar. Evite picolés e água de coco (até 1 ano de idade). Mas sempre priorize levar alimentos preparados em casa, para os passeios.

Bebês menores de 6 meses: intensifique as mamadas, já que o leite materno é o líquido necessário para a hidratação dos bebês.

Proteção contra os insetos:

O uso de repelentes é indicado também, para os pequenos acima de 6 meses – consulte sempre o seu pediatra qual é a marca mais indicada e modo de aplicação. Para menores de 6 meses o único modo de proteger dos insetos, é através de roupinhas de mangas longas. Busque por tecidos leves e confortáveis.

Gostou das dicas, mamãe? Então continue acompanhando o nosso blog e fique por dentro de muitas outras dicas como essa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *