6 dicas incríveis para preparar os seus pequenos para a volta às aulas

Voltar às aulas pode ser um período de estresse e correria, mas se você se organizar e ajudar o seu filho a retomar a rotina, esse processo pode ser bem mais tranquilo do que parece.

A volta às aulas é um período de expectativas, tanto para os pais quanto para os pequenos. Enquanto os pais se preocupam com uniforme, lanches e materiais, os pequenos estão à mil com a ansiedade de conhecer os novos amiguinhos e professores. Para ajudar a organizar esse período, separamos 6 dicas que vão ajudar a suavizar essa transição com mais leveza e tranquilidade.

Imagens: http://www.memurlar.net/

Organização de rotina

O primeiro passo para uma transição mais tranquila, das férias para as aulas, é ajustar a rotina. Nas férias, é comum que os horários sejam mais flexíveis, seja na hora de acordar ou almoçar.

Aproveite os últimos dias de férias e comece a restabelecer horários mais próximos da rotina habitual. Uma dica é aumentar gradativamente a retomada de horários, antecipando 15 minutos a cada dia para que a criança reaja de maneira mais tranquila.

Prepare seu filho para entender que as férias estão acabando

Preparar os seus filhos para o final das férias é importante para que eles aceitem melhor a retomada da rotina, principalmente as crianças a partir de 1 ou 2 anos.

Se a criança já frequentava a escola, experimente usar a lembrança dos coleguinhas e dos professores para ajudar a motivá-la. Demonstrar que a escola é interessante e divertida, é sempre uma ótima opção!

Faça uma contagem regressiva

Quando estiver na última semana das férias, faça um calendário de contagem regressiva com o seu filho. Além de estimular a expectativa do retorno, é uma excelente maneira de ajudar o tempo passar. Use a criatividade! Utilize tintas, colagens e figuras para deixar a atividade ainda mais divertida.

Imagens: http://seisummit.org/

Organizar o material escolar

Essa, talvez, seja uma das atividades pré volta às aulas que as crianças mais adoram. A compra e a organização dos materiais ajuda no processo, preparando a criança para a retomada dos estudos.

Peça ajuda ao seu filho para organizar o material escolar: a mochila, a lancheira, o estojo e tudo o que for referente a escola. É uma forma de encorajar e motivar a criança.

Envolva os pequenos em todos os preparativos

Seu filho precisa de materiais novos? De troca de uniforme? Então envolva-o nesta atividade. Colocar a criança para “pôr a mão na massa” é uma maneira de prepará-la e criar um senso de autonomia na organização.

Aproveite bastante o final das férias

A expressão “fechar com chave de ouro” cabe muito bem neste tópico. Aproveite o fim das férias para brincar com seu filho, realizar atividades diferentes, fazer passeios e estreitar ao máximo os laços familiares. Sem sombra de dúvidas, esse período vai ser muito importante para restabelecer as energias para o retorno da rotina.

Que a volta às aulas seja um momento mágico, de muito aprendizado e diversão para os seus filhos!

E lembre-se! A Tudo Com Nome tem uma sessão completa para a volta às aulas, com tudo o que seu filho precisa para ter um ano letivo muito mais divertido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *