Quarentena em casa com muita diversão!

Nesse blog iremos sugerir brincadeiras manuais e individuais que vão exercitar a criatividade das crianças e deixar todas elas entretidas durante o tempo de repouso em casa!

Com as últimas notícias do COVID-19 é normal que todos os pais fiquem preocupados com a saúde dos seus filhos. E com o perigo do contágio do vírus, muitas escolas estão suspendendo as aulas para que as crianças fiquem seguras em casa. Falar de quarentena pode até dar uma sensação de frio na barriga, mas você pode fazer essa fase ser bem mais divertida!

Com as crianças em casa, é preciso preparar tudo para receber a energia e a animação dos nossos pequenos. E se alguns deles quiserem usar o tempo livre para ficar no celular ou no computador, você precisará usar a criatividade para que ninguém fique com os olhos muito perto das telas durante o dia todo.

Pintura e muita arte!

Alguém aí sabe me dizer qual criança não gosta de mexer com tinta? Separe os pincéis, as tintas e os papéis porque agora é a hora de deixar o artista dentro do seu filho se libertar!

Além de estimular a criatividade, a pintura estimula a coordenação motora, a agilidade, o ritmo e a percepção espacial das coisas. Então além de brincar, essa atividade ajuda no crescimento de qualquer criança!

Vamos colocar a mão na massa!

Massa de modelar também é uma ótima alternativa quando falamos de brincadeiras manuais. O simples movimento de apertar e esticar a massa é capaz de distrair e desestressar qualquer um, inclusive as crianças. 

Modelar também é muito eficiente para a imaginação e a criatividade, pois não é tão simples assim fazer com que uma quantidade de massa tenha o formato e a proporção certa do que queremos modelar. Um bom exemplo é fazer uma flor. Pense que a sua missão é esticar a massa para o caule, enrolar a massa do botão e moldar uma por uma as pétalas. Sem dúvidas isso exige concentração.

Caminho com fitas

Essa brincadeira pode não ser tão conhecida, mas é super fácil de montar e de brincar. A única coisa que precisamos fazer é colar uma fita (ou durex colorido) no chão e criar um caminho, como uma espécie de trilha. Então as crianças só podem andar por onde a fita passar.

Para incrementar a brincadeira, você pode colocar setas ao lado das trilhas para que os pequenos exploradores andem apenas em um sentido e ainda, você pode criar bifurcações que farão com que elas possam escolher mais de um caminho, assim a brincadeira rende mais.

Gostou dessas dicas de brincadeiras manuais? Conte para a gente o que você achou ou comente uma brincadeira que seria muito legal de se fazer em casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *