Como lidar com as mentiras dos filhos?

É bastante comum que, ao cometer alguma atitude reprovável, as crianças optem pela mentira para amenizar suas culpas. Saiba como lidar com essa situação e evitar que seus pequenos recorram a essa atitude.

Que atire a primeira pedra quem nunca contou uma mentirinha para se safar de uma culpa ou bronca. Desde os primórdios, a mentira sempre esteve presente no dia a dia das pessoas, das mais brandas às mais graves. 

Apesar de inocentes na grande maioria das ocasiões, as mentiras muitas vezes tornam-se uma “rota de fuga” para seus pequenos que, ao serem descobertos, acabam constrangidos. Embora faça parte do aprendizado, é sempre importante alertar seus pequenos para suas consequências.

Por que meu filho está mentindo?

Existem inúmeros fatores que podem levar a criança contar mentiras. Saber avaliar qual o verdadeiro motivo é fundamental para que você saiba como agir diante da situação. Mas é preciso um pouco de cuidado! Crianças de 3 a 7 anos costumam “mentir” involuntariamente. O que isso significa? As crianças nessa faixa etária costumam gostar muito de histórias, e inventá-las é um divertido e prazeroso passatempo, logo, algumas mentiras podem ser nada mais do que uma história inventada pelos seus pequenos.

Na fase seguinte, por volta dos 10 anos de idade, algumas crianças mentem por uma questão de socialização. Às vezes as crianças mentem por autoafirmação ou para conseguir algo dos pais.

(Imagem: google.com.br)

Como agir nesses casos?

Para evitar que a criança se torne um adulto mentiroso ou com baixa autoestima, é necessário estimulá-la a ser auto confiante, com atividades diárias que podem ajudar na sua capacidade de confiança.

Delegar pequenas tarefas para que os pequenos cumpram (de acordo sua faixa etária) é um excelente modo de desenvolver a capacidade de realização e a autoconfiança. Fortalecer a autoestima e reconhecer o esforço são ótimas atitudes para a autoestima.

Além disso, o diálogo é fundamental nesse tipo de situação. Conversar com seus filhos e tentar entender o que os levou a mentir é a melhor opção, inclusive, para saber como agir dali em diante. Reforçar as consequências que uma mentira pode acarretar também é um meio de ensiná-los.

Ensinar aos pequenos desde cedo a consequências por suas atitudes ajuda não só a afastá-lo das mentiras como também aumentam o seu senso de responsabilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *