Tudo o que você precisa saber para dormir bem a cada trimestre da gravidez

O sono é um dos elementos essenciais para um gestão mais tranquila. O período de descanso profundo é o que garante ao organismo sua manutenção e a capacidade de sustentar a gravidez.

Nos primeiros meses, tudo vai muito bem. O excesso de hormônios circulando por seu corpo e o metabolismo mais lento aumentam a sonolência. Mas, conforme a barriga vai crescendo, a situação também vai mudando. 

Segundo estudo publicado pela Faculdade Norte-Americana de Obstetrícia e Ginecologia, em Chicago, com a evolução da gestação, as mudanças físicas e a ansiedade começam a afetar o sono da mamãe e foi pensando nisso que preparamos algumas dicas valiosas para você manter a qualidade do sono durante todas as fases da gestação. Confira!

(Imagem: Google)

Dormir bem no primeiro trimestre

Durante os primeiros meses de gestação, o BHCG e outros hormônios que dão suporte para a gestação deixam a grávida com bastante sono. Como o corpo ainda vem sofrendo poucas modificações físicas, dormir torna-se uma missão um pouco mais fácil. Normalmente, o que atrapalha o sono nessa fase são os enjoos. 

1. Na hora de dormir, observe aqueles cuidados necessários para qualquer época da vida: quarto arejado, roupas de camas limpas e macias, pijamas ou camisolas confortáveis, escuro, silêncio e pensamentos relaxantes. Durante os nove meses, a importância desses detalhes fica ampliada.

2. Seja seletiva com sua vida social. Troque os jantares e baladas por cafés da manhã e almoços. Durma cedo, de preferência, de 10 a 12 horas por noite.

3. A ansiedade e o medo do que está por vir podem tirar seu sono (apesar dele ser abundante nessa época). Uma boa maneira de lidar com as emoções é ficar bem informada sobre o assunto para ter mais segurança sobre a própria gestação. Converse com seu médico, com amigas que já passaram por isso, leia livros e sites especializados.

4. Invista em exercícios físicos leves. Eles liberam substâncias que a farão relaxar na hora de dormir. Converse com o seu obstetra para que ele oriente quais as melhores atividades para as diferentes fases da gestação.

5. Os enjoos são comuns pela manhã, mas algumas mulheres também sentem à noite. E com eles, ninguém consegue dormir. A culpa desse desconforto é o hormônio progesterona, que desacelera os movimentos gastrointestinais fazendo a comida se mover lentamente pelo sistema digestivo. Para combater o enjôo, jante mais cedo e, antes de dormir, faça uma refeição bem leve.

Dormir bem no segundo trimestre

Durante este período, a palavra chave é equilíbrio. A sonolência excessiva do primeiro trimestre desaparece, dando espaço à disposição. Mesmo com a barriguinha crescendo, ainda é fácil acomodá-la na hora de dormir. Os exames do bebê também costumam deixar as grávidas mais seguras. Porém, neste período, algumas adaptações já se mostra necessárias como:

1. Até mais ou menos a 20ª semana – dependendo do crescimento de sua barriga – ainda é possível continuar dormindo em sua posição preferida. Depois disso, a posição de lado é a mais confortável.

2. Com a barriguinha crescendo, o importante é ficar confortável, sem nada apertando ou costuras incomodando a pele. Durma sempre com o quarto arejado e verifique a quantidade de cobertas que precisa usar – muitas mulheres tendem a sentir mais calor. Roupas largas já começam a ser muito bem-vindas neste período.

3. Com o crescimento da barriga, algumas gestantes sentem falta de ar. Isso porque, com o abdome e o útero crescidos, os mesmos podem comprimir a região do diafragma, dificultando a respiração principalmente na posição horizontal. O ideal nessas horas é manter a calma, inspirando pelo nariz e expirando pela boca por, pelo menos, cinco minutos. Elevar a cabeceira da cama também pode ajudar. 

4. A mudança de circulação e falta de minerais como cálcio e potássio podem ocasionar algumas câimbras nesse período, principalmente a noite. Caso aconteça, estique a perna e massageie o local até que o desconforto passe. Para prevenção, aumente a ingestão de alimentos ricos em potássio e cálcio, como bananas e derivados do leite.

(Imagem: Google)

Dormir bem no terceiro trimestre

A partir deste momento, dormir não será uma tarefas mais fáceis, portanto, tente se acostumar. Embora você sinta o cansaço característico deste período, o sono acaba sendo cada vez mais difícil. A ansiedade pela chegada do bebê e as mudanças corporais, acabam dificultando. Encontrar uma boa posição para dormir é um desafio! Então, o que faz?

1. A partir de agora, as posições são cada vez mais limitadas. De bruços é impossível, com a barriga para cima, você sentirá falta de ar. A melhor posição para dormir será virada para o lado esquerdo. Assim você não comprime a veia cava e garante uma boa circulação e oxigenação tanto para você quanto para o bebê.

2. Use travesseiros extra! Você pode colocá-los na cabeça para ajudar a equilibrar a posição na cama, entre as pernas para encaixar melhor o quadril, embaixo da barriga para “segurá-la” durante o sono. Use quantos forem necessários da maneira que precisar.

3. Se a insônia aparecer e você perceber que não conseguirá dormir, levante-se. Tomar um banho morno, fazer uma leitura e até escutar uma música suave podem ajudar a retomar a sonolência e dormir novamente.

4. Com o crescimento da barriga e a mudança no seu centro de equilíbrio, a dor nas costas pode ser um fator que contribuirá para que você não consiga dormir. Para isso, um banho morno, com a água escorrendo pelas costas, pode ser muito útil. 

5. Com o útero comprimindo a bexiga o tempo todo, a vontade de fazer xixi a todo momento é uma realidade. Esta situação, infelizmente, não tem remédio: você terá que acordar e ir ao banheiro. Para ajudar, procure evitar líquidos duas horas antes de dormir e, quando for ao banheiro, tente eliminar toda urina possível.

Gostou das nossas dicas, mamãe? Então fique ligada no blog da Tudo Com Nome para essa e muitas outras dicas sobre o universo da maternidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *