Decidiu engravidar? Saiba quais são as 6 perguntas para fazer ao ginecologista

Para aumentar as chances de uma gravidez saudável é muito importante saber o que fazer e como fazer, e nada como a orientação profissional de um ginecologista para te ajudar neste momento.

(Imagens: Google)

Embora pareça bastante comum, ir ao ginecologista antes de tentar engravidar –  sobretudo para mamães de primeira viagem ou que possuam alguma condição médica que possa diminuir as chances de gravidez – é bastante útil para obter informações que podem ajudar em uma gestação mais saudável.

Durante a consulta, você tem a oportunidade de perguntar absolutamente tudo ao médico, enquanto o mesmo avalia seu histórico de saúde e te aconselha de maneira mais precisa para para uma gravidez mais saudável. Neste momento, pode ser muito útil levar todas as perguntas anotadas para que você não se esqueça de nada.

Portanto, se você quiser descobrir quais são as 10 perguntas mais importantes a serem feitas ao seu ginecologista, separamos uma lista abaixo. Confira!

10 perguntas para se fazer o seu ginecologista antes de engravidar

1. Quanto tempo eu vou levar para engravidar?

É evidente que essa pergunta é impossível de ser respondida com precisão, isso porque alguns casais podem conseguir na primeira, enquanto outros demandam mais tempo. Entretanto, é possível que seu médico consiga algumas previsões baseadas na sua idade, histórico de saúde e tentativas de gravidez passadas.

2. É possível engravidar logo após cessar o uso de métodos contraceptivos?

As pílulas anticoncepcionais costumam alterar o ciclo menstrual durante vários meses, mesmo após cessar o seu uso. Com outros métodos contraceptivos, como o DIU, também costuma acontecer. Por isso, é fundamental tirar essas dúvidas com o seu ginecologista.

(Imagens: Google)

3. A saúde pode afetar na fertilidade?

Segundo a professora clínica Mary Jane Minkin, do Departamento de Obstetrícia, Ginecologia e Ciências Reprodutivas da Universidade de Yale, existem algumas condições médicas que podem sim diminuir as chances de engravidar, como a Síndrome do Ovário Policístico, endometriose, DST’s e distúrbios na tireoide. Já o seu parceiro, pode sofrer de problemas de qualidade e quantidade seminal, por exemplo.
Para avaliar as possibilidade e tirar todas as dúvidas, nada como uma consulta a um especialista.

4. Remédios podem afetar a fertilidade?

Existem alguns remédios que podem sim afetar as chances de concepção, como remédios para pressão alta e epilepsia. O ideal é avaliar as possibilidades junto ao seu médico e, se necessário, mudar as medicações de acordo com as orientações dele.

5. É necessário tomar vitaminas ou suplementos?

As futuras mamães podem optar por suplementos de ácido fólico de três a seis meses antes de dar início às tentativas de engravidar. O ácido fólico auxilia na diminuição dos riscos de efeitos colaterais no tubo neural do bebê ou problemas de nascimento. Seu ginecologista saberá a melhor maneira de ministrar vitaminas caso necessário.

6. É necessário realizar mudanças nos meus hábitos, rotina de exercícios e dieta?

Estar acima ou abaixo do peso pode diminuir as chances de gravidez. Você sabia disso? Outras complicações também pode ocorrer, como o aborto espontâneo e a diabetes gestacional. O excesso de exercícios físicos, cigarros e bebidas alcoólicas também podem afetar negativamente a fertilidade. Converse abertamente com o seu médico e repasse a ele todos os seus hábitos. Somente ele poderá dizer quais hábitos necessitam de mudanças para aumentar as chances de gravidez.

7. O teste deu positivo. E agora?

E enfim, você finalmente conseguiu! A notícia mais esperada acaba de chegar. É bem comum casais ficarem um pouco “fora de órbita” e sem reação no momento que recebem essa notícia e aí vem a pergunta: e agora, o que fazer? Vou direto ao obstetra ou aguardo um pouco mais? A resposta é: pergunte ao seu médico! Só ele poderá conceder a orientação mais exata para cada caso.

Gostou desta postagem? Então continue acessando o blog da Tudo Com Nome para continuar por dentro de tudo o que rola no universo materno. Ah! E você pode compartilhar com as amigas também, tá? Estará dando uma força enorme para nós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *