O que o cocô do seu bebê quer dizer?

O cocô do bebê costuma trazer dúvidas e preocupação aos pais nos primeiros dias do recém-nascido em casa. Afinal de contas, o que é normal? Será que essa cor é normal? Será que essa textura quer dizer alguma coisa? Será que o pequeno está doente?

São inúmeros as dúvidas que pairam sob a cabeça dos pais nos primeiros dias, mas, para acalmá-los um pouco, é possível afirmar que não há uma regra definida sobre o “cocô normal”, por isso, separamos 7 das dúvidas mais comuns sobre o assunto. Confira!

É normal o bebê fazer cocô sempre que mama?
Depende muito do tipo de alimentação. Se o bebê costuma ser alimentado somente com o leite materno, por exemplo, é normal. Conforme ele for crescendo e sua alimentação mudando, a frequência do cocô tende a diminuir.

Por que o bebê fica sem fazer cocô às vezes?
Os bebês que se alimentam exclusivamente do leite materno podem ficar até 2 dias sem fazer cocô. Como o leite materno é completo, o organismo acaba aproveitando toda a sua ingestão sem gerar resíduos. Os bebês alimentados com fórmula podem ficar com o intestino preso ou ressecado, o que também ocasiona a constipação.

Por que o cocô no recém-nascido é mais escuro?
Chamada de mecônio, as primeiras fezes do bebê costumam ser bem mais escuras, viscosas e sem cheiro. São formadas pelo acúmulo de líquidos que o bebê ingere ainda na barriga da mamãe. Estima-se que a recém-nascido elimine o mecônio de três a cinco dias após o parto.

O que significam as cores das fezes do bebê?
Vários fatores podem influenciar na cor das fezes do bebê, como o tipo de fórmula, qualidade do leite materno, ritmo intestinal, entre outros. No início da fase recém-nascida, as fezes mais esverdeadas costuma ser relacionadas a episódios de cólicas. Normalmente, quando o problema se inicia, o hábito intestinal do bebê muda, ocasionando a diminuição das evacuações, mas nem sempre existe uma relação com a coloração das fezes.

É possível identificar algo errado na saúde do bebê pelo cocô?
Em certos casos, sim. Uma mudança súbita no padrão das evacuações, por exemplo, precisa ser examinado pelo pediatra. Diarréia pode ser um sinal de que algo está errado. Neste caso, é importante observar se a mesma vem acompanhada de frente e vômito. Os bebês que se alimentam apenas de leite materno dificilmente têm diarréia.

Por outro lado, se o recém-nascido estiver evacuando com dificuldade, o coco for duro, pode ser que a alimentação esteja afetando no intestino. Um outro aspecto muito importante a ser observado é se há traços de sangue no cocô, que podem ocorrer se o bebê estiver com prisão de ventre, já que a passagem das fezes podem causar pequenas fissuras na pele do ânus.

Qual a melhor maneira de limpar o bebê após o cocô?
O mais indicado é utilizar sabonete neutro e água para higienização do bebê. Á morna e algodão também pode ser utilizados. Após o cocô, não é necessário sempre dar um banho no bebê, apenas lavar bem o bumbum, evitando, assim, o acúmulo de resíduos e assaduras. Quando não for possível higienizar desta maneira, use os lenços umedecidos hipoalergênicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *