Como funciona o sono da grávida?

Durante a gravidez, um dos sintomas mais comuns é um cansaço intenso e inexplicável, que normalmente vem acompanhado de um sono absurdamente excessivo. Nos primeiros meses da gravidez, a gestante cansa-se por quase tudo e a cama passa parecer o melhor lugar do mundo.

Mesmo mulheres com histórico de dormirem pouco ou o contrário, mulheres cheias de energia, realizando múltiplas tarefas durante o dia e ainda com pique para atividades físicas, acabam “derrotadas” pelo sono e cansaço durante a gestação.

Quais são as causas do cansaço na gravidez?

O cansaço e o sono excessivo surgem no primeiro trimestre, não tendo, em um primeiro momento, nada a ver com o peso do feto ou com o tamanho da barriga.

O cansaço e o sono na gravidez têm origem nas alterações hormonais e fisiológicas das quais o corpo da mulher começa a sofrer desde as primeiras semanas da gestação. Dentre vários hormônios que se alteram durante a gestação, vale destacar a progesterona, que chegam a aumentar em mais de 500%. A progesterona é um hormônio essencial para a manutenção da gravidez e para o desenvolvimento do feto, entretanto, provoca alguns efeitos colaterais, principalmente o sono e o cansaço excessivo.

Além da ação da progesterona, várias outras alterações fisiológicas no organismo da mulher contribuem para essa sensação de cansaço e exaustão.

Para manter o feto e a placenta recebendo sangue, a circulação sanguínea acaba sendo desviada para o desenvolvimento dos mesmos. Além disso, alguns hormônios também estimulam a redução da pressão arterial. Sendo assim, na gestante, a pressão arterial é mais baixa para irrigar uma área tecidual maior do que a normal.

Melhoria no 2ª trimestre – retorno do cansaço no 3º trimestre

Chegando ao final do primeiro trimestre de gestação, os níveis hormonais tendem a se estabilizar e a placenta já está formada, o que ajuda – e muito – na melhora do cansaço e do sono. Algumas mulheres, inclusive, voltam a sentir-se bastante dispostas. Conhecido com o “trimestre feliz”, o segundo trimestre costuma afastar o “desespero” que acompanha as primeiras semanas das da gestação.

Entretanto, tudo o que é bom dura pouco. Ao passo que barriga e útero crescem, a compreensão dos vasos sanguíneos da pelve e do abdômen, bem como o peso do bebê e a restrição à movimentação do diagrama trazem a tona todo o cansaço físico novamente.

No terceiro trimestre, a gestante convive com a “missão” de carregar um excesso de peso. O bebê por si só pesa em média 3 quilos. Além disso, a água corporal e o líquido aminótico são mais cerca de 6 a 8 quilos. Junte a isso tudo o peso da placenta e útero, que juntos chegam a pesar quase 2 quilos.

Ao final da gravidez, a gestante carrega, em média, 12 quilos a mais do que estava acostumada a carregar anteriormente. Completamente justificável o cansaço, não é mesmo?

Como diminuir o cansaço da gravidez?

O sono e o cansaço na gravidez são uma forma do seu corpo te avisar que é preciso descanso e de energia para o desenvolvimento do bebê, portanto, aceitar esses sinais a primeira forma de lidar melhor com a situação.

A boa notícia é que esses sintomas mais extremos de cansaço e exaustão duram poucas semanas, depois acabam melhorando. Sendo assim, evite qualquer situação que não seja extremamente necessária (como visitar pessoas, ir a encontros sociais ou profissionais) e tente descansar ao máximo.

Tão importante quanto aceitar os sinais é respeitá-los. Se o corpo pede descanso, descanse. É claro que nem sempre será possível, às vezes, compromissos profissionais, por exemplo, acabam impossibilitando o descanso. De qualquer forma, tente conversar no seu trabalho e veja se consegue alguns períodos de descanso ao longo do dia. Um período de 10 a 15 minutos para simplesmente descansar, podem ser de grande valia.

Outra dica muito importante está relacionada a alimentação. Evitar longos períodos de jejum é importante para evitar enjoos e atenuar o cansaço, além disso, manter-se hidratada é fundamental. Evite bebidas que contenham cafeína.

Frutas, verduras, proteínas e carboidratos complexos são muito bem-vindos. Evite alimentos ricos em gordura. A prática de atividades físicas leves como caminhadas, ioga ou natação são ótimas formas de ajudar na liberação da endorfina e melhora no condicionamento cardiorrespiratório, que ajudará você se sentir menos cansada e mais disposta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *