Dicas de ouro para desfraldar seus bebês

É fato que cada criança tem o momento certo para se livrar das fraldas. Mas você quer saber como deixar essa fase mais tranquila e sem medos?

O primeiro período de vida é um momento de descobrimento. É aí que seu filho começa a ter a percepção do próprio corpo, inclusive é neste momento que a criança para criar sua capacidade de autopercepção. Por isso, muito especialistas afirmam que o desfralde não deve ser realizado antes de 1 ano e meio, já que a criança ainda não possui a maturidade suficiente para tal.

Normalmente, o período natural do desfralde do bebê é entre 18 meses a 4 anos.

Tudo ao seu tempo. No caso, no tempo do seu pequeno!

Parece clichê – e até meio óbvio – mas cada criança é uma criança, portanto, cada uma tem o seu tempo de desenvolvimento. Para entender qual é o melhor momento para iniciar o desfralde, alguns sinais podem ser bons indicativos.

As crianças precisam se sentir seguras o suficiente para entender e perceber suas necessidades fisiológicas e, a partir daí, elas começam a calcular, por exemplo, o tempo que levam para chegar ao banheiro quando sentem vontade. Essa percepção é mais evidente a partir dos dois anos e meio, em média.

Mas lembre-se! Em alguns casos, será necessário retroceder e não há nada de errado com isso, justamente por se tratar de uma período de aprendizagem.

Outra situação muito comum ao tirar as fraldas são as roupas sujas. Uma vez ou outra, podem acontecer “escapes” e é preciso levar numa boa, com atitudes positivas, sem constranger ou cobrar demais a criança.

Dicas criativas para um desfralde mais divertido

O momento do desfralde é um momento de mudança significativa na vida da criança e isso pode assustá-la em alguns momentos. Sendo assim, por que não ajuda o seu filho de maneira criativa e divertida, para suavizar o processo? Para te ajudar a enfrentar esta fase com seu filho, separamos algumas táticas infalíveis:

Calendário colorido: Crie um calendário e decore com o personagem favorito do seu filho, ou com adesivos coloridos. Depois de cada ida bem sucedida ao banheiro, peça que ele marque no quadro.

Transforme-o em um herói: Crie uma história em quadrinhos baseada no “batalha contra as fraldas” e deixe que seu filho participe ativamente da construção da mesma, usando suas próprias experiências como forma de desenvolver a história;

Bonecas que fazem xixi: As bonecas que fazem coco e xixi podem ser uma ótima opção para que seus filhos “ensine-as” mas também aprenda a maneira correta de ir ao banheiro, encarando essa tarefa com mais naturalidade.

Avisos divertidos: Crie avisos divertidos para que seu filho coloque na porta quando for utilizar o banheiro.

Água colorida: Que tal tingir a água do vaso com corantes para que seus filhos possam “criar novas cores” sempre que forem ao banheiro?

Peniquinho personalizado: Crie uma proximidade entre a criança e o seu penico permitindo que ela o personalize com adesivos e pinturas.

E aí mamãe, gostou das nossas dicas? Então compartilhe com outras mamães que estão chegando perto do momento de desfralde e continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos sobre o universo da maternidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *