Qual a hora certa para ter o segundo filho?

Você já se questionou se é a hora certa de ter o segundo filho?

Muitas dúvidas podem ocorrer neste momento e foi pensando nisso que preparamos um conteúdo super especial, abordando várias dicas para que você saiba se é ou não a hora de ter um segundo filho. Continue com a gente!

Existe hora certa para o segundo filho?

Não existe uma regra para esse assunto, o importante é que as condições de desenvolvimento saudáveis seja assegurada aos dois filhos e isso inclui, trabalho, rotina, disposição física, estabilidade financeira e tantos outros fatores que são determinantes na criação de um filho. Lembre-se que a chegada de um novo bebê exige paciência, tempo, dinheiro e os pais devem estar preparados para isto.

Quando tempo é necessário para engravidar novamente após o parto?

Levando em conta a fisiologia, o corpo da mulher volta a ter condições (mínimas) para engravidar assim que a menstruação é retomada, ou seja, cerca de 6 a 9 meses para mulheres que amamentam e por volta de 3 a 4 meses para as mulheres que não deram o peito ao primeiro filho. Segundo especialistas, o mais indicado é aguardar de 3 a 5 anos após o primeiro nascimento, já que este intervalo ajuda a reduzir os riscos de anemia, parto prematuro e abortamento espontâneo.

Qual o tipo de parto mais indicado para o segundo filho?

Cada gestação tem suas próprias características, portanto, a resposta mais correta seria: depende. De maneira geral, se o primeiro bebê veio ao mundo por parto normal, há grandes chances de que o segundo também nasça por vias naturais. Em alguns casos, nos mais delicados, o procedimento cirúrgico passa a ser obrigatório.

Caso a opção pela cesárea seja circunstancial, não há nenhum impedimento para que o segundo bebê possa ser parto normal.

Quais as principais vantagens de ter filhos com uma diferença de idade entre 1 a 2 anos?

Pela proximidade da idade, você acaba passando por todo o processo desgastante de uma só vez, retomando a vida conjugal e social mais rapidamente. A pequena diferença de idade também favorece a relação de companheirismo entre os irmãos, já que os dois irão superar as fases da vida praticamente juntos. Uma dica importante é reservar um período do dia separado, para que o pai e a mãe possam dar atenção exclusiva ao filho mais velho, de modo a fazê-lo se sentir mais afetivamente seguro.

Será que meu filho vai gostar de ter um(a) irmãozinho(a)?

A resposta é sim e não rs. Essa ambivalência é natural, principalmente porque o ciúmes também faz parte deste processo. É bem comum os casos onde o filho mais velho passa a retroagir certos comportamentos (como fazer xixi na cama, por exemplo) e fique mais dengoso com a chegada do irmãozinho. Essas atitudes são comuns e é importante que sejam tratadas com naturalidade, evitando comportamentos muito agressivos.

Qual a importância de se ter um(a) irmãozinho(a)?

Existem inúmeros ensinamentos que a chegada de um irmão pode trazer. Aprender a lidar com a competição, aprender a dividir, aprender a esperar pela realização de um anseio são alguns deles. Estes são alguns aspectos importantes para viver em sociedade, portanto, quanto mais cedo a criança for “exposta” a essas condições, mais cedo estará preparada para o mundo. Embora perder a condição de filho único possa ser um pouco dolorosa, o “status” de irmão mais velho é bastante gratificante.

Gostou desse conteúdo? Acha que pode te ajudar na decisão de ter um segundo filho? Deixe um comentário aqui para a gente e não se esqueça de ficar ligada no blog da TudoComNome. Toda semana temos novidades incríveis sobre o mundo da maternidade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *