5 maneiras incríveis de organizar os brinquedos do seu filho

Você já deve ter se deparado com aquela bagunça de brinquedos em casa que parece não acabar mais, não é mesmo?

Pensando nisso, preparamos um post super especial com 5 maneiras INCRÍVEIS de organizar os brinquedos dos seus filhos. Confira! 

Planeje-se hoje sem esquecer do amanhã

Alguns especialistas afirmam que um dos grandes erros dos pais é se atentar apenas às necessidades atuais dos filhos, sem levar em conta que, em um curto período de tempo, esses interesses vão evoluindo e se modificando. 

Sempre que possível, opte por itens ajustáveis, que possam acompanhar seus filhos durante os períodos de desenvolvimento, como mesas com regulagem de altura ou caixas que possam ser preenchidas com objetos diversos. O mesmo vale para o design da casa de maneira geral.

Quando começar a colocar em prática o “modo organização”, resista à tentação de ocupar todos os espaços possíveis, deixe uma “folga” para o que vem depois.

Compartilhe com atenção

Seus filhos compartilham o mesmo espaço? Irmãos mais velhos e mais novos? Então não se esqueça de colocar itens que pequenos em caixas que possam ser fechadas e mantidas em um local alto ou até mesmo em outra sala. Objetos frágeis, relíquias e outros que possam necessitem da supervisão de um adulto, devem ser colocados em locais altos, com acesso restrito.

Uma boa opção é diferenciar os objetos dos irmãos por cores. Por exemplo, enquanto o Pedro fica com as caixas azuis; Mariana fica com as caixas verdes. Assim, as crianças poderão saber o que pertence a elas.

De olho no total

Após se desfazer do que não é mais útil às crianças, é hora de fazer um levantamento geral e organizar, em grupos, tudo o que for da mesma categoria. Muitas vezes é difícil se dar conta, mas você vai notar que possui muitos objetos da mesma categoria. Mas é importante não pular essa etapa, já que é o momento de fazer um balanço e um controle sobre o que você tem e assim conseguir alocar tudo de maneira correta.

Ao realizar o levantamento e decidir onde cada coisa ficará, é muito mais fácil saber como maximizar os espaços. Um dos principais erros que os pais cometem é comprar as caixas ou cestos antes de se organizar. Ao fazer isso, você forçará as coisas funcionarem de acordo com os produtos e não ao contrário.

Hora de agrupar e classificar

Organize as coisa da forma em que são usadas. Por exemplo, se seus filhos costumam brincar com carrinhos e bonequinhos, estes devem ficar juntos e alocados em um recipiente apropriado. 

Mas lembre-se! A lógica não pode ser aplicada apenas à mente adulta. Para as crianças, é importante que essa organização também faça sentido, levando em conta alguns critérios como “brinquedos de arte”, “coisas com pernas”, e assim por diante. Evite categorizar itens como “diversos”. Estes tendem a se espalhar pela casa.

Quanto menor, maior

A idade influencia diretamente nos critérios de armazenagem das crianças. A lógica é a seguinte: quanto menor a criança, menor o critério, portanto, maior e mais amplo deve ser o espaço. Aqui, os baús grandes são excelentes opções, assim você pode atribuir categorias amplas na hora de organizar. O importante é manter os itens acessíveis aos pequenos e alocá-los em prateleiras baixas e em caixas com as laterais macias. 

Conforme seu filho vai crescendo, observe os detalhes e rotule o máximo de brinquedos possível. Com categorias mais restritas, opte por caixas menores. Evite caixas muito profundas, que possam dificultar o acesso aos brinquedos que estejam no fundo delas. 

Gostou das dicas que preparamos para você? Então fique ligada no blog da TudoComNome para mais conteúdos relacionados ao universo materno e dos pequenos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *