Já imaginou usar o Natal para te ajudar a tirar a chupeta do seu filho?

Toda mamãe ou papai sabem que chupeta faz parte da infância das crianças por se tratar de um objeto de transição que acalma e traz segurança aos pequenos.

Porém, retirá-la pode ser um processo custoso aos pais, pois para as crianças conforme crescem, a chupeta passa a comprometer o desenvolvimento da fala, assim como da sua dentição. 

Então, semelhante às fraldas e a mamadeira, chega um momento que é chegada a hora de dar adeus à chupeta e esse pode ser um momento complicado para a família. 

E para te dar uma boa ajuda neste momento, preparamos um artigo com as dicas para você aproveitar o Natal para fazer a retirada da chupeta, sem complicações e de forma lúdica, veja só!

Entregue a chupeta para o Papai Noel

A maternidade traz grandes desafios aos pais, seja a retirada das fraldas, seja a iniciação alimentar ou a temida retirada da chupeta, temos que nos cercar de ideias para que tudo ocorra da melhor maneira.

E para ajudá-los neste momento, você sabia que é possível usar o Natal e o Papai Noel para ajudar no momento da retirada da chupeta?

Sim, você consegue fazer isso sem traumas e grandes sofrimentos entregando o objeto ao Papai Noel!

Afinal, sabemos que o uso da chupeta por tempo prolongado pode prejudicar o desenvolvimento dos músculos da língua e lábios, o crescimento dos dentes, a formação da mordida, dificulta a fala e a respiração correta, entre outros problemas.

Visto isso, é recomendado limitar seu uso ao mínimo possível e começar a retirada por volta dos dois anos de idade. 

É sem dúvidas um momento de grande dificuldade, pois a maioria das crianças tem problemas em deixar a chupeta espontaneamente, sendo necessária muita conversa e estímulo. 

Para isso, conte com a ajuda do bom velhinho para dar um grande estímulo para os pequenos, aproveite o espírito natalino e proponha que ela ofereça a chupeta ao Papai Noel em troca de um presente.

Prepare a criança para entregar a chupeta 

Para que tudo ocorra de forma tranquila tanto para a criança quanto para os pais, a dica é ir preparando a criança ao longo do mês para a entrega do objeto. 

Isso fará com que ela já vá entendendo o que irá acontecer, pois, fazer a retirada da chupeta sem explicações vai deixá-la insegura.

Evite que a criança saia de casa ou se comunique com a chupeta e já nos momentos finais da entrega.

Para ajudar, separe uma caixinha para entregar a chupeta na noite de Natal e com isso a criança irá compreendendo que a chupeta vai embora como um presente, e não para o lixo.

Sempre use do diálogo para encerrar a saga da chupeta, isso é primordial, explique também que ele está crescendo, que não precisa mais chupar chupeta e vá reduzindo aos poucos os períodos de uso. 

Lembre-se que uma vez iniciado esse processo, não dá para voltar atrás, sendo necessário manter o posicionamento sem se render à vontade da criança. 

Por fim, saiba que todas as chupetas deverão ser entregues,  resgate todas as chupetas da casa e coloque na caixa, pois se a criança encontrar uma depois o plano dará errado.

Diga a ela que o Papai Noel irá trocar o objeto por um presente e que as chupetas serão guardadas em uma sala onde somente o Papai Noel tem acesso. 

A entrega ao Papai Noel poderá ser feita pessoalmente, no shopping, na escola, ou deixando em algum cantinho da casa para o bom velhinho que virá visitá-los na noite do dia 24.

Há local onde existem até cesto e caixas para a criança depositar a sua e ali mesmo na hora,  ela já pode fazer seu pedido.

Gostou do nosso conteúdo? Confira muito mais em nosso site!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *