Como a menstruação pode indicar sua chance de engravidar

A menstruação pode indicar suas chances de engravidar: descubra-se, conheça o seu ciclo e fique atenta aos indicativos!

Você observa os sinais que seu corpo emite? Não ignore-os! Acredite: ele fala e informa sobre si e seu estado de funcionamento, apenas observe-o!

Estude-se e saiba tudo de sua moradia, extraia o melhor de seu potencial e tenha uma vida plena.

Se você deseja engravidar, antes de ter outro ser sob seus cuidados, cuide bem dessa futura mamãe e facilite tudo. 

Descubra como funciona o seu corpo! Leia esse artigo!

Como o corpo funciona?

Os principais eventos de seu funcionamento interno se conectam às manifestações externas portanto a menstruação pode indicar suas chances de engravidar.

Para compreender suas características e condição de fertilidade observe o seu ciclo menstrual e tome nota de todos os detalhes:

  • Início: dia e hora; 
  • Intensidade do fluxo;
  • Duração;
  • Reações tais como: dores, sensações e incômodos;
  • Término.

Essas informações podem ajudar o médico a lhe orientar nas consultas e acompanhamentos. Os dados de um único mês não dizem tudo, nosso corpo sofre variações em virtude de estímulos físicos e emocionais. 

Registrar isso por alguns meses sequenciais permite estabelecer padrões, detectar problemas, ajudar a traçar previsões e planos para quem deseja engravidar.

O ciclo menstrual muito irregular pode ser sinal de problemas, isso pede atenção e avaliação médica. Cólicas intensas, fluxo exagerado e alterações sistêmicas devem ser verificadas. 

Podem estar ligados a quadros de miomas, endometriose, presença de cistos, outros distúrbios hormonais e interferem na fertilidade.

A menstruação marca o início de um período médio de 28 dias. Não é um episódio isolado, portanto está ligada a um contexto de eventos no ciclo menstrual. Você precisa saber sobre eles.

O ciclo menstrual e a fecundação

Quando o hipotálamo, pequena glândula da base do cérebro, aciona a glândula pituitária, ela envia uma carga de hormônios para estimular a ovulação. 

Os ovários produzem Estrogênio e Progesterona, os hormônios responsáveis pela ovulação e que regulam o ciclo menstrual. 

Ela não tem dia certo para acontecer. Os níveis de hormônios vão se intensificando durante o ciclo até atingir o pico. Nesse ponto o folículo libera o óvulo que se encaminha para o útero. 

Caso o óvulo encontre um espermatozóide à sua espera ou ele surja nas próximas 24 horas poderá ocorrer a fecundação. O óvulo fertilizado se transforma em um embrião e segue para o útero onde irá se instalar.

O muco cervical pode manter um espermatozoide vivo por incríveis 6 dias! Se o grande evento não acontecer o óvulo se desintegra e é absorvido pelo corpo. Os níveis de hormônios que estavam elevados começam a cair progressivamente.

A menstruação é o resultado dessa redução dos níveis hormonais durante o ciclo de ovulação. Quando ela surge você sabe que sua fase fértil do ciclo passou e não ocorreu a fecundação. Em geral isso se passou entre 9 a 16 dias atrás. 

Mulheres de ciclo regular podem situar os dias férteis aproximadamente no meio do ciclo menstrual. 

Identifique os seus dias férteis

Sinais de fertilidade, identifique-os:

  • Alteração da temperatura corporal;
  • Corrimento semelhante à clara de ovo;
  • Dor na região inferior do abdome;
  • Desejo sexual mais intenso;
  • Perda de sangue suave;
  • Vulva e vagina inchadas;
  • Sensibilidade nos seios;
  • Olfato e paladar aguçado;
  • Barriga sensível.

Você perceberá as mudanças do seu corpo observando-se e registrando dia a dia as variações. Reserve tempo para estar na própria companhia. 

Conclusão

Se você ainda não conseguiu engravidar e o médico não detectou algum problema que demanda intervenções, fique tranquila. A presença da menstruação não é má notícia, revela apenas que tudo continua normal e segue em estado de regularidade.

Cada primeiro dia do sangramento é o início de um novo ciclo e tudo pode acontecer. Há uma nova chance! Você precisa descobrir quando ocorrerão os próximos dias férteis.

Cuide-se, esteja bem informada e curta a leitura das matérias do nosso blog!

Confira as opções incríveis de objetos personalizados para gestante, mães, bebês e crianças em nosso site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *