5 DICAS DE COMO AJUDAR SEUS FILHOS A MANTEREM A ORGANIZAÇÃO

Para ajudar seus filhos a manterem a organização, comece desde cedo, quando ainda são pequenos e persista.

A dificuldade de manter a organização é que a maioria das pessoas começam bem e desistem logo em seguida.

Antes de formar esse hábito saudável em seus filhos, você precisará se esforçar, é claro. Entretanto eles terão facilidade de continuar quando perceberem como é vantajoso ter quarto, armário, mochila e a vida organizada.

Você já tentou ajudá-los a manter a ordem, mas parece que não funciona? Você precisa insistir do jeito certo e mudar algumas estratégias! Leia as dicas a seguir e tente aplicá-las na rotina deles e na sua!

5 dicas práticas de como ajudar seus filhos a manterem a organização

Para ajudar seus filhos a manterem a organização de seus objetos pessoais e da casa aplique estas 5 regras, faça um teste e veja a diferença: 

1. Organize-se e dê o exemplo: 

Se deseja ter um lar organizado, seja a primeira a fazer isso! Crianças e adolescentes são muito espertos e percebem logo o que lhes é permitido fazer e quais limites são intransponíveis. Eles sabem quando você fala sério e espera ser atendida. 

2. Estabeleça alguns horários essenciais: 

Converse com eles e fale sobre a importância disso. Uma rotina tranquila traz equilíbrio à vida diária. Quando tomam banho às pressas, por exemplo, fatalmente deixam roupas e toalhas no lugar errado e tudo vira uma enorme confusão. 

Alguns horários são cruciais: dormir, acordar, fazer refeições, tomar banho, estudar, tempo de TV e organizar as coisas. 

Faça quadros de cronograma, lembretes e incentivos, afixando-os em lugar bem visível. Os modelos magnéticos com ímãs coloridos e divertidos são práticos, úteis e decorativos.

3. Caixas organizadoras, estantes e armários com prateleiras são boas sugestões: 

Ter lugares adequados para guardar os diversos objetos facilita muito. Adquira caixas e móveis adequados, se não puder, use a criatividade e recicle potes de sorvete, baldes e caixas diversas.

Escolham juntos o lugar certo para colocar livros, revistas, jogos, quebra-cabeças, blocos de montar, objetos de coleção e fiscalize.

Prateleiras e divisórias simplificam na hora de alojar os objetos. O princípio do Método Montessoriano: deixe principalmente as coisas mais usadas ao alcance, acessíveis para pegar, manusear e guardar. 

Isso oferece autonomia e evita acidentes, ninguém quer pensar em seus filhos encarapitados em cadeiras, correndo o risco de cair.

Não tolere roupas e sapatos sujos e espalhados pelo quarto pois bagunçam o ambiente e podem deixar odor desagradável.

4. Não deixe chegar a extremos de desorganização

Distribua tarefas e monitore diariamente se estão sendo cumpridas, para manter o controle. Além disso, separe um dia da semana para limpeza e organização geral, envolvendo-os sempre.

Não permita que a desorganização vire um completo caos e se torne difícil recuperar a ordem.

Manter a organização é mais desafiador do que fazer faxinas, mas elas são cansativas e consomem muito tempo. Além do mais, o ambiente em desordem é desgastante e estressante.

5. Desenvolva estratégias práticas e simples 

Use alarmes para lembrá-los na hora de fazer as tarefas prioritárias, incentive e premie tarefas bem feitas ocasionalmente. Colocar objetos no lugar antes de dormir e desapegar-se de coisas que já não utiliza deixa o quarto mais leve.

Manter a organização não é tarefa fácil, mas também não é impossível, insista!

Cansada de insistir e falhar, você pode até pensar em contratar uma diarista, para se livrar da confusão.

Mas, quando eles aprenderão a cuidar das próprias coisas e se organizarem? Ensine-os a fazerem o que precisa ser feito, mesmo que seja incômodo às vezes. Essa prática desenvolve a capacidade de resiliência.

Dê-lhes a chance de aprenderem o prazer do trabalho bem feito em si e o valor do esforço exigido. Permita-lhes descobrirem como a organização deixa o ambiente harmonioso e agradável.

Em nossa loja Tudo Com Nome você encontra variados objetos exclusivos e personalizados, ideais para crianças e adolescentes, clique aqui e descubra um mundo encantado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *