OS 07 PRINCIPAIS CUIDADOS COM O RECÉM-NASCIDO

Os cuidados com o recém nascido sempre é um assunto que assusta muitos pais de primeira viagem. O que devo fazer, como eu devo agir, estas e outras questões rodeiam a mente de muitas mamães e papais. A insegurança para lidar com um serzinho tão especial, é um dos maiores temores da família. Quer saber o que fazer nessa situação? Leia o texto abaixo com bastante atenção.

Quais são os principais cuidados que devo ter com meu filho recém nascido?


Podem parecer momentos assustadores, que qualquer coisa pode afetar a saúde do seu pequeno. Mas fique calmo e venha com a gente ver estas 10 dicas do que você deve fazer!

01. Na maternidade
O primeiro cuidado é feito ainda na maternidade. Logo após o nascimento o bebê é submetido ao famoso teste do pezinho para checar a existência de doenças metabólicas entre outras. É essencial para a saúde da criança fazer todos os testes necessários na maternidade. Apenas dessa maneira é feito o diagnóstico precoce, e tomar as precauções necessárias.

02. Amamentação
O ideal é que o bebê e a mãe tenham contato pele a pele logo após o nascimento. Este contato é importante para que criem uma conexão. Por ser muito pequeno, pode ser que ele não chegue a mamar na sala de parto. Mesmo assim é recomendado que o bebê seja colocado no peito da mãe para que seja estimulado.

03. Visitas e passeios
Nos primeiros momentos de vida é comum que muitos queiram visitar e conhecer o mais novo na família, mas isso não é recomendado. Os papais devem evitar muitas visitações em casa. Caso você queira receber alguém, tenha certeza de que a pessoa esteja higienizada e que a visita não demore mais que 20 minutos. Quanto aos passeios a recomendação é a mesma: não saia muito com seu pequeno! Locais calmos e que não causem estresse ao bebê estão liberados, como a casa da vovó ou o pediatra, nosso próximo item.

04. O pediatra
Ir ao pediatra é um compromisso marcado de todo recém nascido. Ele é a pessoa certa que pode te aconselhar. É comum as idas mensais ao médico, mas isso é ele quem irá definir de acordo com a necessidade. Não deixe de ir consultar, para que tudo ocorra bem com a saúde do bebê!

05. Higiene
Este é o item que mais causa dúvidas entre as mamães e os papais. Por ser muito pequeno e frágil, eles possuem muitas dúvidas sobre. Pensando nisso reunimos alguns macetes para você não se perder mais:
● A hora do banho pode parecer um bicho papão, mas não é tão difícil! Pegue todas as dicas com a enfermeira na maternidade e tire todas as suas dúvidas;
● Trocar a fralda é algo que precisa ser feito com frequência. Não é necessário a toda vez que a criança fizer xixi, mas não deixe acumular para não gerar problemas como dermatite;
● O coto umbilical precisa ser limpo com álcool 70% a cada troca de fraldas.
Estes são alguns dos principais cuidados que se deve ter com um recém nascido. Se houver alguma dúvida mais, consulte o pediatra.

06. Cólicas
A partir da terceira semana de vida a criança passa a ter cólicas intestinais. E isso é comum, por mais assustador que pareça. Algumas técnicas como compressas mornas (sem contato direto com a pele do bebê) e massagens costumam resolver. Também é comum o uso de medicamentos indicados pelo pediatra.

07. A chupeta
Muitos especialistas têm sido contra o uso das chupetas. O motivo são alguns comportamentos prejudiciais que este hábito pode desencadear como o desmame precoce. A princípio a chupeta está proibida nos primeiros 15 dias de vida do bebê. A partir deste momento a mãe pode oferecer, mas é um hábito não recomendado.

Conclusão
Apesar de parecer complicado, os principais cuidados com o recém nascido são prazerosos e devem ser feitos em casal, para que não sobrecarregue um dos dois. Aproveite estes momentos especiais em família!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *