OS DESAFIOS DE FAZER O BEBÊ DORMIR, SEM PRECISAR NINÁ-LO

Fazer os bebês dormirem é um grande desafio, não é? E ninar o bebê é praticamente um instinto natural. Mas chega um momento que é preciso parar com este hábito, e a maior dúvida é:

Como fazer o bebê dormir sem precisar niná-lo?

Que desafio! Fazer a criança desassociar-se dessa mania é uma das maiores obstáculos. Como conseguir fazer que o filho durma sozinho? Se você quer descobrir, veja estes truques para melhorar o sono do seu bebê.

Ambiente
O primeiro ponto que precisamos reparar é ambientação do local onde ele vai dormir. Toda mamãe, quando descobre que está grávida, já começa a sonhar e traçar mil planos para o quartinho do bebê. Mas o costume de encher o quarto da criança de informações pode confundi-lo! Se mantermos os brinquedos no mesmo quarto em que a criança irá dormir, será difícil para que ele associe aquele ambiente como um local de repouso. O ideal é que exista um espaço separado e sem muitas informações para a hora de dormir. Apenas dessa forma aquele ambiente se associa com a hora de descanso. Outra dica bacana é sobre a iluminação. Luzes fortes podem atrapalhar o sono do bebê, que é muito leve. Caso precise deixe apenas uma luz fraca para que ele possa dormir tranquilamente.

Rotina
Os bebês precisam de uma certa rotina que se adapte aos horários, e que façam ele entender que aquela é a hora de brincar, comer ou dormir. Por exemplo, na hora em que ele acordar, não o amamente no escuro. Abra as janelas, mostre que já está de dia. Assim ele vai associar quando for dia e noite. Para a hora de dormir a criança precisa estar relaxada, então algumas dicas de rotina podem ajudar ele a se preparar para dormir:

● Dê um banho relaxante;
● Realize uma massagem;
● Ambiente à meia luz;
● Coloque uma música de ninar;
● Conte histórias.

Com estes hábitos fica mais fácil para a criança entender, e também para a mãe que vai conseguir fazer o bebê dormir, sem precisar niná-lo.

A hora de colocar no berço
Colocar o bebê no berço é sempre um grande desafio. Muitas vezes a criança pode estranhar por não estar mais no colo da mãe e começa a chorar. Isso ocorre pois ele está acostumado com o útero, que é pequeno e aconchegante. Já o berço é um ambiente mais amplo. Esta diferença pode fazer o bebê se sentir sozinho. Para isso, um truque bacana é ficar com a criança no colo até que já esteja bem sonolenta, mas ainda acordada! Quando você notar que falta pouco para que pegue no sono, coloque-o no berço. Fique ao lado do bebê ainda o acalentando até que ele durma. Se ele chorar, não o retire do berço! Tente tranquilizar ele ainda deitado, para que possa se acostumar com o local que ele vai dormir. Mas se você notar que ele está ficando mais irritado, aí sim volte a acalmá-lo em seus braços. E repita esse passo mais uma vez. Tendo sempre esta rotina, ele vai dormir e acordar sempre no mesmo lugar. Isso irá fazê-lo entender que ali é lugar de dormir.

Insista!
Uma rotina é criada por hábitos que são cultivados diariamente. Não ocorre de uma hora para outra! Não será da noite para o dia que seu bebê irá se adaptar. Você precisa praticar diariamente. Tenha muita paciência e pratique para que se torne um hábito na mente da criança. Pode parecer muito demorado, exigir muita paciência, mas será gratificante. Conforme o tempo for passando o bebê irá compreender melhor.

Conclusão

Pode parecer algo difícil e, mas o desafio de fazer o bebê dormir sem precisar niná-lo pode ser resolvido com algumas práticas saudáveis e que irão melhorar 100% os seus dias! Crie rotinas e hábitos com seu bebê e você vai ver como tudo irá melhorar. Eu garanto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *