COMO ESCOLHER UM BOM LIVRO PARA SEU FILHO

Escolher um bom livro, para incentivar que seu filho adquira o gosto pela leitura, é uma decisão inteligente que os pais podem adotar. Visto que, a infância é o momento ideal para que os bons hábitos sejam aprendidos e que sejam desenvolvidos ao longo da vida. Para isso, é fundamental que a história a ser contada, seja interessante para prender a atenção dos pequenos, permitindo assim que desenvolvam sua imaginação, criatividade e percepção. Por entender que a tarefa de escolher um bom livro para as crianças não é das tarefas mais fáceis, elaboramos algumas dicas para facilitar esse processo.

O que deve ser levado em conta para a escolha de um bom livro
Antes de listarmos as dicas para a escolha de um bom livro infantil, é preciso que se entenda o motivo dessa preocupação. Considerando que cada criança é única, possui sua própria personalidade e vivências distintas, é preciso que essa escolha seja a mais adequada possível. Isso porque, as experiências proporcionadas por um livro, podem interferir diretamente na sua relação com a leitura na fase adulta. Logo, ao optar por livros apropriados e interessantes para o seu filho, é possível evitar que:

● Fique frustrada com a história, devido a sua complexidade, incompatível com a fase de leitura em que se encontra;
● Tenha acesso a livros pouco estimulantes, que podem gerar desinteresse.

Portanto, para que não haja dúvidas durante a escolha de um bom livro para seu filho, fique atento às seguintes dicas:

Identifique as preferências da criança
Para que uma criança considere sua escolha como um bom livro, é preciso que seu gosto seja avaliado. Preste atenção aos interesses que a criança demonstra no dia, assim fica mais fácil definir se o seu perfil é mais voltado para aventura, terror, conto de fadas. Propiciando assim, uma relação mais amistosa com a leitura.

Classificação de idade
É extremamente importante que a idade da criança seja considerada, por esse motivo, grande parte das editoras deixam explícito na capa, a indicação de idade de suas obras. Por exemplo, os livros com histórias ilustradas, são ideais para os bebês, enquanto que os clássicos da literatura infantil são muito indicados para as crianças já alfabetizadas.

Conheça os autores, editoras e ilustradores
Uma das orientações dadas pelos pedagogos para a escolha de um bom livro infantil, é conhecer os autores, assim como as editoras e ilustradores. Além de garantir que seu baixinho leia os autores mais renomados desse segmento da literatura, ainda oferece um material de qualidade, com um projeto gráfico atraente, fazendo com que esse momento seja ainda mais prazeroso.

Frequente bibliotecas junto com seu pequeno
Embora os livros digitais estejam ganhando cada vez mais espaço, o que facilita o acesso a um bom livro, na comodidade de sua casa, a leitura de um livro físico é indescritível. Uma excelente alternativa é fazer visitas a bibliotecas junto com seu filho, pois além de conhecer mais o seu gosto, deixando que ele faça suas próprias escolhas. Esses ambientes promovem o estímulo da leitura de diferentes formas, seja por apresentação de peças teatrais baseadas na história de um determinado livro, ou ainda conversas com autores. Em outras palavras, você estará incentivando o hábito da leitura, de forma mais leve, divertida e que ainda promova maior interação familiar.

Conclusão
Certamente, a melhor forma de educar um filho, é por meio dos exemplos que passa para ele, ao escolher um bom livro para si, reservando um tempo para a leitura, esse gesto servirá como espelho para seus filhos. Afinal, a formação de uma criança depende diretamente do que aprende em casa, desde os princípios e valores, a postura diante de situações adversas, até os gostos por um estilo musical, esportes, e claro, o hábito da leitura. Para se ter uma ideia, esse incentivo pode ser iniciado logo nos primeiros meses de vida de um bebê, lendo para ele, mostrando as imagens, para que possa conhecer cores e animais, por exemplo. Portanto, se deseja que seu filho desenvolva bem sua fala, escrita, imaginação e criatividade, o presenteie com bons livros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *