FORMAS DE DIMINUIR O INCHAÇO NA GESTAÇÃO

O inchaço na gestação, provavelmente seja um dos maiores desconfortos para a mulher nesse momento que, espera-se, seja só de alegria. No entanto, esse problema, se não for tratado, pode gerar outros como: diminuir a limitação dos dedos das mãos, causar formigamentos e até dor na nuca. Portanto, a melhor saída é buscar alternativas que amenizem o inchaço na gestação, para que assim a futura mamãe possa desfrutar com tranquilidade desse momento tão mágico. Fique conosco!

Quais as principais causas do inchaço na gestação

A redução da velocidade do sistema linfático provoca o acúmulo de líquido tanto dentro quanto fora dos vasos sanguíneos, causando o inchaço na gestação. Além disso, as alterações que ocorrem no organismo da mulher grávida, podem causar um edema venoso, que é provocado pela flacidez das paredes das veias, assim como nos demais sistemas. Outro fator determinante para o inchaço na gestação é o aumento do tamanho do útero, causando a compressão da veia cava, fazendo com que a circulação desacelere. Embora o acúmulo de sangue nos membros inferiores, que acontece devido à dificuldade na circulação sanguínea, o grande vilão do inchaço na gestação é o aumento da progesterona. Para te ajudar a diminuir o inchaço na gestação, listamos 8 dicas muito simples. Veja!

1 Aumente a ingestão de água

Normalmente, é recomendado um consumo de 2 litros de água para todas as pessoas, para as gravidinhas que desejam evitar ou diminuir o inchaço na gestação, essa quantidade deve ser maior. Dessa forma, os rins irão funcionar melhor, filtrando e eliminando o líquido acumulado em seu corpo.

2 Evite alimentos industrializados

Por terem alta concentração de sódio, os alimentos industrializados não são recomendados durante a gravidez, visto que, esse ingrediente provoca retenção de líquido, que é um dos causadores do inchaço na gestação.

3 Não ficar muito tempo de pé

Devido à gravidade, os membros inferiores sofrem mais com o inchaço na gestação, por isso é importante não ficar muito tempo de pé. Por isso, faça valer seus direitos, por exemplo, no transporte público que conta com assentos prioritários, bem como nas filas de banco e supermercado, você pode passar na frente.

4 Pratique atividades físicas leves

A prática de atividades físicas leves é recomendada, mas para isso é preciso antes consultar o seu médico. As melhores alternativas para ajudar a diminuir o inchaço na gestação:

● Caminhada;
● Natação;
● Ciclismo.

5 Usar meias de compressão

O uso das meias de compressão deve ser indicado por um médico, que deve avaliar suas medidas, assim como o modelo e o tecido ideais para você. Além de reduzir a retenção de líquido, esse acessório evita o surgimento das indesejáveis varizes.

Conclusão

Definitivamente, lidar com o inchaço na gestação não é uma tarefa fácil para muitas grávidas, mas esse problema pode ser evitado com as dicas citadas acima. Para isso, é preciso ter disciplina com os cuidados diários para evitar o inchaço na gestação. Assim, com certeza você vai aproveitar muito mais esse momento tão lindo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *