PRIMEIROS SOCORROS EM CRIANÇAS E BEBÊS QUE PODEM SALVAR A VIDA DO SEU PEQUENO

Ter uma boa noção de primeiros socorros em crianças e bebês é determinante para saber como agir em situações que possam colocar em risco a vida do seu filho. Por mais que a pessoa saiba como proceder diante de acidentes com crianças e bebês, o nervosismo quando o fato realmente acontece, pode prejudicar a tomada da atitude correta. Isso pode ser fatal para o salvamento da criança, pois devido a fragilidade do corpinho e do organismo, pode não resistir até a chegada de um profissional, como bombeiro ou médico. Assim sendo, o primeiro passo para que os primeiros socorros sejam realizados de maneira eficiente, é manter a tranquilidade, para que assim consiga agir da melhor maneira. Pensando nisso, elaboramos esse artigo para te mostrar quais as medidas de primeiros socorros devem ser tomadas para diferentes situações que envolvem crianças e bebês. Confira!

Aprenda os primeiros socorros para diferentes incidentes com crianças e bebês

Dentre os principais acidentes que colocam em risco a vida de crianças e bebês são as queimaduras e engasgos, que podem causar asfixia, por isso é extremamente importante saber os primeiros socorros para cada caso.

Quedas que causam machucados

No ambiente doméstico, se crianças ou bebês sofrerem quedas de altura inferior a 90 centímetros, normalmente não são causadas grandes contusões. Porém, se após a queda, seu filho apresentar irritabilidade, sonolência, dor intensa ou vômitos, é preciso buscar orientação médica rapidamente. Agora, se tiver a presença de cortes, é preciso lavar bem o local com água corrente para retirar sujeiras, como areia. Em seguida, é necessário cobrir a área afetada com um pano limpo até que chegue ao pronto socorro para verificar a necessidade da realização de exames.

Como tratar queimaduras em crianças e bebês

O primeiro passo para os primeiros socorros em crianças e bebês em caso de queimadura, é verificar qual a origem do acidente. Que pode ser decorrente do derramamento de água ou óleo quente, por exemplo, ou contato com superfícies quentes, como o forno do fogão. Em ambos os casos, é preciso resfriar o local imediatamente, retirando possíveis sujidades com sabonete neutro. Para queimaduras pequenas, os cuidados podem ser tomados em casa mesmo, utilizando um óleo, que pode ser de amêndoas ou girassol, para fazer a hidratação do local, observando sempre o surgimento de bolhas. No entanto, se as bolhas já estiverem instaladas e forem maiores, é essencial procurar o pronto socorro o quanto antes para que realizem o procedimento corretamente.

Engasgo

O engasgo é uma das principais causas de morte de bebês até 1 ano de idade, para evitar que crianças e bebês do seu convívio façam parte desse índice, é fundamental saber como prestar os primeiros socorros. Sendo assim, que o engasgo for identificado, coloque o bebê de bruços no seu antebraço, dessa forma o seu corpinho ficará mais baixo que a cabeça, que deve estar apoiada sobre a mão do responsável pelo procedimento.

● Com o “calcanhar da mão”, dê 5 batidas entre as escápulas;
● Em seguida, posicione o bebê de frente para você, com a cabecinha ainda mais baixa que o corpo, utilizando dois dedos para fazer a massagem de compressão no ossinho do peito, mais precisamente entre a região dos mamilos;
● Repetir essa manobra até que o alimento ou objeto seja expelido e a respiração do bebê volte ao normal.

Mesmo que tenha êxito nos primeiros socorros, é aconselhável que o bebê seja levado ao serviço médico para uma avaliação.

Conclusão

Não há como negar que crianças e bebês trazem grande alegria para uma casa, mas junto com eles, surgem também inúmeras preocupações, como o cuidado com sua saúde, bem estar e sua vida como um todo. Aprender a realizar os primeiros socorros deve ser uma tarefa adotada pelos pais, assim que a gravidez for descoberta. Dessa maneira, terão tempo suficiente para se preparem, tanto no aprendizado, como a desenvolver o seu emocional para lidar com possíveis acidentes. Embora ninguém espere ver seu filho passar por esse tipo de situação, é importante estar preparado caso ocorra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *