Dicas para criar rotina com os

O principal motivo de criar uma rotina com os bebês é para que eles assimilem a sequência das atividades que serão desenvolvidas ao longo do dia. Certamente, essa não é das tarefas mais fáceis, principalmente para os papais de primeira viagem que irão passar por grandes mudanças no seu dia a dia. Entretanto, com um pouco de disciplina e esforço, além de entender o comportamento do bebê, toda a família vai se adaptar muito bem ao cotidiano com este novo serzinho em casa. Confira!

Por que é tão importante criar uma rotina com os bebês?

Se você é gestante ou teve recentemente o seu filho, provavelmente tenha ouvido inúmeros conselhos de familiares e amigos sobre a importância de criar rotina com os bebês. Essa teoria é confirmada por grande parte dos pediatras, que indicam os principais motivos para que essa tarefa seja executada:

● Promove maior segurança e tranquilidade aos bebês, deixando-os menos ansiosos;
● Eles passam a gostar de ter uma rotina bem definida;
● Bebês com uma rotina devidamente estruturada, sofrem menos na ausência dos pais ou responsáveis;
● Um bebê que segue os horários corretamente, é bastante previsível, por isso, facilita a vida de seus responsáveis, que conseguem antecipar demais atividades antes de voltar sua atenção para os cuidados com os bebês.

Com base nisso, listamos nesses artigos os principais aspectos que devem ser considerados para criar rotina com os bebês de maneira eficiente.

Praticar a técnica EASY

Difundida por meio do livro “A Encantadora de Bebês”, a técnica EASY tem como objetivo ajudar os pais a criar uma rotina com os bebês da seguinte maneira: E (Alimentação): Hora da mamada; A (Atividade): Tempo para brincar com o filho, mesmo que seja um bebê, seja apresentando um móbile ou brinquedo, colocando uma música, por exemplo; S (Sono): Uma boa noite de sono é fundamental para o crescimento do bebê, como também os cochilos no decorrer do dia, ajuda a dormir melhor à noite; Y (Tempo para você): As mamães devem aproveitar o tempo que os bebês estiverem dormindo para praticarem o auto cuidado.

Não impor a rotina que a mãe deseja

Principalmente nos dois primeiros meses de vida, não é possível criar rotina com os bebês com base nas vontades das mães. Pois, nessa fase a criança basicamente mama e dorme, assim, ela acordará quando sentir fome e logo voltará a dormir. Assim, é importante perceber como funciona o relógio biológico do bebê, aí sim, depois desse período é possível conseguir uma melhor organização do seu dia a dia com seu filho.

Determinar os horários e condições para um bom sono

O bebê deve perceber os sinais de que chegou a hora de dormir, uma boa alternativa para isso é dar um banhozinho sempre alguns minutos antes de colocá-lo no berço. Desse modo, além de ficar mais relaxado e tranquilo, associará esse ritual ao momento de dormir. Para isso, proporcione um ambiente acolhedor e momentos prazerosos antes do soninho do seu bebê, como as seguintes dicas:

● Faça uma massagem relaxante;
● Troque a fralda;
● Dê de mamar;
● Coloque uma canção de ninar ou leia para o bebê;
● Deixe o ambiente em meia luz.

Conclusão

Certamente, a chegada do filho pode gerar grande insegurança na família, por medo de não serem capazes de dar o melhor para o bebê, mesmo com os cuidados básicos. Mas, como você pode perceber na leitura deste artigo, criar rotina com os bebês não é tão difícil assim. Mas vale lembrar, que para uma criança crescer tranquilamente, o ambiente em que vive deve ser o mais saudável possível. Pois, de nada adianta adotar todas as medidas, se o lar é muito barulhento, confuso, se os adultos não possuem horários bem definidos para a realização de suas tarefas, visto que o bebê absorve o que acontece à sua volta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *