Brincadeiras para estimular seu filho(a) a cuidar do meio ambiente!

Vamos ensinar os pequenos a cuidar do meio ambiente de forma divertida?


Comemoramos no mês de junho o Dia Mundial do Meio Ambiente, mas devemos lembrar de cuidar dele todos os dias do ano.

Pensando nisso separamos algumas brincadeiras para você introduzir aí em casa que reforçam a importância do cuidado com a natureza, vem conferir mamãe!

1 – Jogo de respostas;

Para as crianças maiores essa brincadeira é bem didática e interativa.

Monte perguntas sobre a preservação do meio ambiente e uma plaquinha para cada criança com a resposta SIM na frente e NÃO no verso.

Faça as perguntas e oriente que eles levantem a plaquinha com a resposta que acham estar correta, quem acertar mais, ganha.

2 – Cada lixo no seu quadrado!

Vamos ensinar as crianças qual lugar cada produto deve ser jogado?

Para isso você vai precisar identificar 5 latas de lixo, sinalizando qual é a do papel, plástico, vidro, metal e do orgânico.

Disponibilize alguns itens como garrafa pet, papel, latinhas entre outros e peça para as crianças fazerem a separação correta, quem correr e depositar na lata certa mais rápido, ganha mais pontos.

3 – Caça ao tesouro;

Infelizmente não é difícil achar sujeiras e objetos deixados em locais públicos, então a ideia dessa brincadeira é separar uma sacola reciclável e luvas plásticas para cada criança, e ir em alguma praça ou jardim da sua cidade.

No local, oriente que as crianças peguem os objetos do chão e coloquem na sacola para serem despejados no local correto depois, cronometre a brincadeira e veja quem consegue recolher mais itens.

Nessa brincadeira é importante estar atenta e supervisionar as crianças para não correr o risco de colocarem algum objeto na boca, por exemplo. Depois dos itens recolhidos, jogue no lixo ideal e reforce a importância de não jogar lixos na rua.

4 – Testando os sentidos!

Separe alguns itens da natureza como flor, folha, galhos, pedra e semente, coloque uma música calminha de fundo e oriente as crianças a fecharem os olhos.

Após isso, de um item a cada e faça com que elas sintam, cheirem e ouçam o som do objeto. Assim que concluírem, você deve retirar o item e orientar a criança a desenhá-lo para que depois de feito, compare o objeto com a representação finalizada.

5– Todo mundo ama a natureza!

Quem é que não gosta do cheiro de terra molhada, da sombra que as árvores fazem e da beleza das flores?

Aproveite para incentivar essa conexão das crianças com a natureza também, faça com que elas sentem em uma roda e compartilhem o que mais gostam no meio ambiente.

Se por exemplo uma criança falar que gosta de árvore, pergunte o por quê ela gosta, qual a sensação que ela sente próxima a árvore, qual é a sua preferida e aproveite para mostrar os benefícios que as árvores oferecem ao planeta, agregando ainda mais valor!

Aproveite para ensinar seu/sua filho(a) sobre a importância de respeitar a natureza com muita dinâmica e diversão mamãe, não tem jeito melhor do que aprender brincando!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *