Ensine as cores e os números para seu filho(a) com essas brincadeiras!

Já falamos em nosso feed a importância de estimular que seu filho brinque muito, afinal, além de educativo brincar incentiva a imaginação e comunicação dos pequenos.

E aprender brincando é muito mais divertido, né mamãe? Por isso separamos 4 atividades para você ensinar seu/sua pequeno(a) a identificar cores e números, vem conferir.

1 – Amarelinha

Com certeza você na sua infância aproveitou muito essa brincadeira clássica, risque o chão com giz de lousa desenhando a amarelinha com números de 1 ao 9.

Caso queira, também pode optar por letras do alfabeto, do A ao I e assim por diante, para auxiliar no processo de alfabetização.

2 – Apito

Entregue um apito ao seu/sua filho(a) e com supervisão, de tempo em tempo, fale um número em voz alto para que ele apite a quantidade do número citado.

3 – Emoções através das cores

Para cada sentimento da criança, como alegria, tristeza, medo, você deve atribuir uma cor (amarelo, azul, vermelho).

Pinte em uma folha cada emoção e suas cores, você pode fazer carinhas das emoções como sorriso, choro para ficar bem visível e direcione para que seu filho descreva as emoções diárias dele conforme as cores utilizadas no quadro das emoções.

4 – Imaginação

Use os elementos da rotina da família para te ajudar nas brincadeiras, por exemplo, frutas são ótimas para você introduzir as letras, cores e também a alimentação.

As roupas do dia a dia são perfeitas para auxiliar no ensinamento, deixe a criança escolher alguma peça para usar, você pode indicar uma cor para que ela pegue antes de se vestir.

Aproveite a natureza, parte urbana e os objetos de casa para despertar a curiosidade e conhecimento dos pequenos, você pode escrever no post-it por exemplo a palavra de um objeto e indicar que a criança cole em qual ela acha que representa aquele nome.

Essas são algumas das possibilidades de ensinar de forma saudável e divertida as cores e números para o seu pequeno.

Em nosso TikTok você encontra atividades como essas para aplicar aí na sua casa, sempre com dicas práticas e materiais fáceis de personalizar, confira:

https://www.tiktok.com/@tudocomnome

Crianças são muito curiosas e adoram desafios, pratique as brincadeiras e se divirta com seu/sua filho(a) mamãe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *