A importância de ler historinhas para o seu filho(a).

Você sabe os benefícios de ler e estimular a leitura para o seu/sua filho(a) mamãe?

Ler, além de ser uma atividade prazerosa e divertida, estimula a mente e o desenvolvimento infantil, principalmente nos primeiros anos de vida pois é quando a criança está desenvolvimento a comunicação.

As histórias permitem visualizar as possibilidades de viver, pensar e de sentir, mostrando realidades diferentes, além de lições importantes para a nossa vida.

A leitura estimula a capacidade dos pequenos de sonhar, acreditar e de até criar situações, cenas ou vivências criativas para as brincadeiras.

Os melhores gêneros literários para inspirar e captar a atenção das crianças são lendas e mitos, fábulas, crônicas e contos. Você pode incluir seu filho na escolha do livro que vai ser lido e se sentar com ele no chão, sofá ou espaço confortável para vocês lerem juntos.

Não deixe de brincar com as vozes, fazer gestos e criar os personagens conforme as características que são descritas durante a literatura, além de se divertirem, estimulará seu pequeno(a) a imaginar cada um.

Mostre as imagens do livro para que seu filho possa ver e se identificar com os desenhos e imagens. Isso vai aprender a atenção total dele!

A leitura auxilia no desempenho escolar e na absorção de novos conteúdos, expande o repertório visual e cultural, reduz a ansiedade, estimula o cérebro por ativar diferentes áreas cerebrais e fortalece vínculos afetivos por proporcionar esse momento interativo entre pais e filhos.

Introduza em sua casa a rotina de leitura com o seu pequeno(a) mamãe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *