Quando os bebês começam a falar?

Desenvolvimento dos bebês é algo que sempre nos deixa com a pulga atrás da orelha, não é mesmo? São várias e várias dúvidas. Às vezes nos perguntamos: “será que estou exagerando?” e em outras “será que é só isso mesmo?”. Na fase do desenvolvimento as dúvidas são mais do que naturais e estar atenta e procurar ajuda quando necessário, é muito importante.

Cada bebê possui um ritmo de desenvolvimento e estar atento a isso é muito importante. No caso específico da fala, sempre tem a dúvida: “qual o tempo certo para o bebê começar a falar?”. Foi pensando nisso que preparamos esse post super completo para ajudar nas suas dúvidas. Confira!

A fala é uma parte do processo de comunicação oral do bebê, que tem início antes mesmo do bebê emitir os primeiros sons. A compreensão é a primeira parte que se desenvolve neste processo. Com cerca de 6 meses de gestação, forma-se o sistema de audição do bebê, permitindo que ele ouça a voz da mãe.
Algumas semanas após o nascimento, o bebê é capaz de reconhecer a voz da mamãe e padrões de entonação da fala. Desse modo, é possível considerar que a primeira etapa do desenvolvimento da linguagem acontece ainda na barriga da mãe.

Mas, voltando à fala, logo nos primeiros meses de vida o bebê aprende que é possível utilizar a voz para interagir e se comunicar com a mãe.

O ciclo da fala do bebê

Aos 4 meses – O bebê começa a trocar olhares e sorrisos com as pessoas e a vocalizar. Esses são os primeiros sinais de um diálogo;

Entre 6 e 8 meses – Os sons vão tomando “forma” e começam os primeiros “gugu dada”;

Entre 10 e 12 meses – É quando os pais provavelmente começarão a ouvir os primeiros indícios de palavras e quando começam os “má” (mamãe) e pá (papai). Neste período também começam os “nomes” para alguns dos objetos comuns ao dia-a-dia, como a chupeta e a mamadeira. Além disso, nesta fase o bebê começa a utilizar gestos na comunicação, como: apontar, mandar beijos e etc;

Aos 18 meses – É neste período que começa o segundo ciclo de desenvolvimento da linguagem, quando a criança, além de repetir e entender certas palavras, começam a formar pequenas frases. Entre os 24 e 30 meses, essas frases vão ficando maiores, formadas por 3 ou 4 palavras e na ordem correta.

Deste ponto em dia, o desenvolvimento vai de acordo com cada criança, sendo algo totalmente particular. Algumas crianças vão produzir muitos sons e falas bem cedo, enquanto outras vão demorar um pouco mais. O esperado é que, a partir dos 5 anos de idade, a criança já tenha o domínio completo dos sons, conseguindo reproduzir até os mais difíceis como o “R” da palavras prato, por exemplo.

Gostou desse conteúdo? Então continue seguindo o blog da TudoComNome para mais dicas do universo da maternidade e dos seus pequenos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *