BERÇO OU CAMA, COMO FAZER ESSA TRANSIÇÃO?

Certamente, uma das grandes dúvidas dos pais, principalmente para os de primeira viagem é: berço ou cama, como fazer essa transição? Mais que uma dúvida, pode-se dizer que é até um medo, pois, de certa forma, estão oferecendo a primeira possibilidade de crescimento e independência do seu bebê. Mesmo porque, em determinado momento, o berço passa a ser um lugar restrito, dificultando o desenvolvimento da criança, que começa a precisar de mais espaço para se movimentar. Então, para que não fique nenhuma dúvida quanto ao berço ou cama, como fazer essa transição, continue a leitura deste post.

Não existe uma regra para o momento ideal para a transição do berço para a cama

Se tem algo que jamais deve ser feito é comparar o desenvolvimento de um bebê com o outro, então antes de se perguntar o que é melhor para o seu filho berço ou cama, como fazer essa transição, preste atenção aos sinais que o pequeno dá. Por volta dos 18 meses, a criança já pode demonstrar suas vontades e desejos, uma delas, a de ficar menos tempo no berço e mais na cama dos pais, por exemplo. Assim sendo, grande parte dos médicos considera que a idade de 2 anos, seja a fase em que essa transição pode ser feita com maior tranquilidade. Na grande maioria dos casos, é nessa idade que apresentam maior firmeza nos pés e apresentam maior habilidade em escalar o berço, o que aumenta o risco de quedas. Portanto, é um bom momento para incentivar que a criança passe a dormir na cama. Como já foi dito, esse processo é diferente de uma criança para outra, umas sentirão maior dificuldade no sono, outras poderão ter medo e até preferir dividir a cama com os pais. Mas, para evitar tais contratempos, siga essas dicas que podem ajudar bastante, na hora de decidir entre berço ou cama, como fazer essa transição.

Descomplicando o processo de transição entre o berço ou cama

Assim como a decisão de deixar a chupeta, a fralda, a escolha entre berço ou cama, como fazer essa transição, pode ser bem difícil não só para os pais, mas também para as crianças. Com o intuito de deixar esse processo mais fácil para todos, listamos algumas dicas para quando esse momento chegar, veja:

Antes da transição, converse com seu filho
O principal envolvido na questão do berço ou cama, como fazer essa transição, é a criança, portanto, nada mais correto que haja um bom diálogo quando esse momento chegar. Faça-o entender que é chegada a hora dessa mudança, que será importante para que ele possa ir ao banheiro quando sentir vontade, tomar água, ou brincar, enfim ter maior autonomia. Para que ele sinta que essa mudança é positiva, e que ele é o principal personagem disso, leve-o para fazer a escolha da cama, assim como dos seus lençóis e cobertores.

Faça uma decoração lúdica
Investir em um ambiente acolhedor, divertido e confortável, vai fazer com que a criança sinta que aquele espaço foi desenvolvido especialmente para ela. Além disso, que ali é o lugar ideal para o seu descanso.

Seja firme em sua decisão
O erro que muitos pais cometem é, ao primeiro sinal de resistência dos filhos durante essa mudança, é voltar atrás da sua decisão. De tal forma, que esse momento vai se prolongar ainda mais, por isso, não volte atrás de forma alguma. Se for preciso, fique no quarto com seu filho até que ele durma, conte histórias, converse, até que sinta-se seguro de ficar sozinho na sua cama.

Conclusão
Definitivamente, berço ou cama, como fazer essa transição não é uma tarefa tão difícil quanto parece. Basta um pouco de paciência, pois cada criança tem uma personalidade diferente, portanto o tempo em que tomam suas decisões também. No entanto, com o incentivo e ajuda dos pais, com certeza esse processo torna-se bem mais fácil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *