Com um ano letivo se aproximando, muitos pais se preocupam com a escolha da escola certa para os filhos.
Essa preocupação fica ainda mais intensa principalmente em momentos difíceis como está sendo a pandemia.
Esse é um momento decisivo de buscar a primeira ou uma nova instituição de ensino para as crianças.
Saiba que escolha influenciará diretamente na formação da criança, levando em conta desde a estrutura da escola até os seus valores da instituição.
Então, como escolher a melhor escola para os filhos em 2021? E quais critérios considerar?
Confira tudo a seguir!
Veja como fazer a escolha certa.
Optar pela escola certa para matricular o filho necessita, que os pais ou responsáveis tenham um olhar atento para o dia a dia.
Por isso, saibam as expectativas em relação ao colégio e se informem se os valores familiares estão de acordo com os do espaço pretendido.
Sabemos que os pais estão passando pelo desafio imenso das matrículas e rematrículas das crianças para o próximo ano letivo.
Afinal, a pandemia mudou nosso cenário em relação aos estudos, por isso, conhecer a proposta pedagógica da escola é o ponto de partida.
Este é sem dúvidas o ponto mais importante na hora de eleger a escola certa para o seu filho é cotar a proposta pedagógica da instituição de ensino.
É aqui que você terá a chance de conhecer a linha pedagógica adotada, a didática de ensino e os critérios de avaliação.
Outro item a ser observado na hora da escolha é o espaço físico, afinal, conhecer o local onde o seu filho estudará é fundamental antes de tomar uma decisão.
Tente conhecer a escola durante o horário de aulas e avaliar, por exemplo, se há um número muito grande de alunos por sala.
Conheça também o local onde as crianças fazem as refeições, os banheiros, a área de lazer e os espaços alternativos, como quadras esportivas e salas de música e artes.
Muitas instituições divulgam seus projetos por lá e por meio das redes sociais, dessa forma você já pode ter informações indispensáveis para fazer uma seleção.
Tente obter informações e referências em seu meio de confiança, busque conversar com alguns pais e, principalmente, alunos no horário de entrada ou saída das crianças.
E como mencionamos no início, a pandemia do Novo Coronavírus mudou o cenário do ensino atual.
Por isso, confira se a escola em questão está alinhada com as tendências atuais de ensino.
Linha de ensino seguida pela escola é fundamental
Agora, o próximo passo para escola certa é ver sobre a linha de ensino que a escola segue.
Afinal de contas, há mais modelos e vertentes educacionais do que podemos imaginar.
Devido a isso, é essencial que você saiba se a metodologia é compatível com o que você conhece e deseja.
Antes mesmo de conhecer a escola fisicamente, vale a pena conversar com o diretor e o coordenador pedagógico, para entender a proposta pedagógica desenvolvida na prática.
Conheça também os projetos da escola e veja sobre as estratégias adotadas pela instituição para estimular o contato do aluno com o meio cultural.
Veja se a escola também preza pela formação da cidadania, desenvolvendo projetos com os alunos, como por exemplo, a relação com o meio ambiente, direitos humanos ou trabalhos sociais.
Enfim, antes de buscar a escola certa, saiba exatamente o que você espera da escola e enumere tudo aquilo que você não abre mão de ter na instituição.
Não se esqueça de conhecer o espaço físico, profissionais qualificados, proximidade de casa, opção de período integral, oferta de cursos extracurriculares.
Afinal de contas, cada um possui seus próprios aspectos a considerar, por isso é bom criar uma lista de prioridades.
Gostou do nosso conteúdo? Conheça em nosso site toda linha volta às aulas personalizada com nome dos pequenos.