Tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-a-moleira-do-bebe

Tudo o que você precisa saber sobre a moleira do bebê

Preparamos um guia definitivo sobre a moleira do bebê. Confira!

Que jogue a primeira pedra quem nunca ouviu falar sobre os cuidados com a cabecinha do bebê antes mesmo da maternidade. Esse cuidado é realmente importante, pois quando falamos em cuidados com a cabeça do bebê, incluímos a moleira, aquela parte mais macia que fica na região do couro cabeludo.

Ao passar a mão pela cabeça do bebê, você consegue senti-la, por se tratar de uma região mais mole e flexível que o restante do local. E é justamente por essa fragilidade mais aparente que a moleira precisa de cuidados especiais.

Alguns fatos sobre a moleira do bebê

É quase um consenso entre os pediatras que o crescimento mais importante do cérebro humano ocorre nos primeiros dois anos de vida. Quando nasce, a criança costuma ter um perímetro cefálico de 33cm, aumentando cerca de 10cm até o final do primeiro ano de vida, levando em conta, é claro, alguns fatores como peso e genética.

O crânio de um adulto é composto de 7 ossos rígidos e unidos para a sua própria proteção. Já o bebê, ao nascer, não possui essa estrutura toda interligada, primeiro para auxiliar na passagem na hora do parto e em segundo lugar para que seu cérebro continue crescendo e desenvolvendo as suas funções cognitivas.

Os recém-nascidos costumam apresentar 2 moleiras, também conhecidas de fontanela anterior e fontanela posterior, localizadas, respectivamente, no topo e atrás da cabeça. Vale salientar que esse espaçamento entre os ossos do crânio são fundamentais para que o bebê não apresente problemas neurológicos ao longo de sua vida.

Atenção especial com a moleira

Assim como em qualquer situação, ao notar algo incomum com a moleira do bebê é fundamental entrar em contato com o pediatra da criança. Os prazos descritos a seguir costumam se estender a grande maioria dos bebês.

A fontanela posterior costuma fechar primeiro, por volta dos 2 primeiros meses de vida, e por esse motivo, muitas vezes acaba passando despercebida pelos pais. Já a fontanela anterior costuma fechar entre 7 a 19 meses.

O fechamento tardio ou precoce dos ossos crânio podem indicar alguma disfunção ou má formação, por isso é necessário estar sempre atento.

Cuidados fundamentais com as fontanelas

Por se tratar de uma estrutura ainda frágil e sensível, são recomendados alguns cuidados especiais com as fontanelas, que são eles:

  • Quando ainda muito novo, procure evitar colocar faixas e presilhas na cabeça do bebê. Isso pode gerar compressão na região;
  • Na hora do banho, tenha muito cuidado na hora de lavar a região;
  • É de suma importância realizar um acompanhamento periódico com o pediatra.

Fica bastante evidente é que fundamental ter uma atenção especial à moleira do bebê e seguir todos os procedimentos para mantê-la segura. Consultar um pediatra regularmente também é muito importante não só para acompanhar o desenvolvimento da moleira mas para saber exatamente como o seu bebê está crescendo.

E aí mamães, gostaram do conteúdo? Então continue acompanhando o blog da Tudo Com Nome e fique por dentro desse e de muito mais assuntos relacionados à maternidade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *