10-passos-para-fazer-o-seu-filho-dormir-na-cama-dele

10 passos para fazer o seu filho dormir na cama dele

Existem inúmeras razões pelas quais as crianças não gostam muito de ficar em sua própria cama e outras “n” razões para que elas procurem os pais imediatamente quando acordam de forma abrupta durante a madrugada.

Em primeiro lugar, é fundamental demonstrar à criança que dormir em sua própria cama é um sinal de confiança e que garante autonomia a elas. Tente explicar que a partir de agora ela será mais responsável e será mais independente, e que será ali no quarto dela onde a criança terá o espaço para desenvolver suas atividades e passatempos favoritos.

Mas, se mesmo com todo esse esforço a criança não estiver convencida de que dormir em sua própria cama é uma boa ideia, você pode utilizar algumas dessas dicas para suavizar essa transição. Confira!

1. Descubra qual a raiz do problema

Antes de mais nada é preciso descobrir o que tem motivado a criança a sair da própria cama. Pode ser medo de monstros imaginários ou apenas um susto na madrugada, mas é importante saber o que tem motivado a criança não querer permanecer no próprio quarto.

2. Inicie uma nova rotina

Antes de dormir, mude um pouquinho a rotina. Conte uma história ao seu filho, mostre para ele que o quarto está livre de monstros imaginários. Isso pode ajudá-lo a ter mais confiança.

3. Estimule os seus pequenos a pegarem no sono por conta própria

Muitas mães costumam permanecer no quarto dos filhos até que eles caiam no sono. Se você é dessas mães, tente repensar um pouco essa estratégia. Quando a criança depende de você para dormir, é natural que, ao acordar de madrugada, ela vá procurá-la para encontrar o sono novamente. Trabalhe para que ela se acostume a pegar no sono por conta própria.

4. Tenha paciência! O objetivo acontecerá de maneira gradual
Ao dar início a essa transição, saiba que não será da noite para o dia que tudo irá acontecer. Durante o processo a criança ainda irá procurá-la em sua cama, ainda irá invadir o seu quarto durante a noite e isso é natural. É importante que você mantenha o foco no objetivo final.

5. Tenha sempre uma linguagem positiva

Ao tocar no assunto “dormir sozinho” procure manter sempre palavras positivas, demonstrando que essa é uma atitude positiva. Demonstre ao seu filho o quanto passar uma noite inteira na própria cama pode ser bom.

6. Recompense o esforço e não castigue o retrocesso

Oferecer uma “recompensa” ao seu filho por cada noite passada sozinho pode ser uma ótima motivação para que ele siga firme nesse objetivo. Faça com que ele se orgulhe do próprio esforço. Sendo assim, não o castigue quando ele não conseguir, ajude-o de maneira positiva.

7. Seja bastante paciente

O processo não é fácil. Muitas vezes perder o sono no meio da madrugada pode ser o estopim para que você perca a paciência e jogue todo o processo por água abaixo. Portanto, quando for levar o seu filho de volta a cama, procure ser paciente e compreensiva. Entenda que o processo também não é fácil para ele e que somente juntos é que vocês vão conseguir atingir o objetivo final.

E vocês mamães, têm mais alguma dica para ajudar os seus pequenos a dormirem na própria cama? Então deixe um comentário aqui para a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *