Adaptação escolar: 5 dicas para ajudar seus filhos no processo

A adaptação ao período escolar, por muitas vezes, torna-se um processo difícil para pais e filhos, e saber lidar com isso é fundamental para suavizar o processo.

O período de adaptação escolar pode ser bem difícil para toda a família, por isso, o ideal é começar a trabalhar a situação o quanto antes. Seja pela primeira vez ou em uma nova escolinha, as crianças costumam “estranhar” novas pessoas e novas regras, e os pais, por sua vez, ficam apreensivos de entregar seus pequenos a pessoas novas, que ainda não possuem sua plena confiança.

Para que o período de adaptação seja mais rápido e menos difícil, preparamos algumas dicas incríveis para ajudar você e seus pequenos na adaptação da nova rotina. Confira!

Imagens: martin-dm/Getty Images

Faça a mudança de maneira gradual

Com antecedência, converse com seu filho sobre a nova escola. Se possível, faça uma visita à nova escola, mostre para ele onde será e qual o caminho para chegar até lá. Essa familiarização com o ambiente já vai começar a prepará-lo para a mudança.

Atente-se à rotina

Os pequenos têm uma percepção muito importante sobre a rotina. Por mais novos que sejam, é importante que eles sejam afetados o menos possível.

Ter uma rotina proporciona aos pequenos uma sensação de segurança e conforto, por isso, é importante que as novidades sejam introduzidas a uma rotina já estabelecida, para que o impacto das mudanças seja menos sentido.

É hora de dar tchau!

Não tem jeito, a “hora de dar tchau” é um dos momentos mais difíceis para pais e filhos. Se por um lado a criança está com medo de deixar os pais, por outro, os pais se sentem inseguros e com receio de deixar os seus filhos com pessoas novas. Neste momento, é fundamental que os pais mantenham-se calmos e demonstrem confiança nos educadores e na nova escola.

As crianças, mesmo que pequenas, têm um poder de percepção muito grande, e quando você passa confiança a ela, a tendência é que ela se sinta mais segura.

Imagens: http://br.pinterest.com

Você deve se adaptar também

Quando a gente deixa os filhos na escola o coração dá um aperto, não é mesmo? A insegurança dos primeiros dias é bastante comum e faz parte de todo o processo de adaptação.

Se você costuma passar o dia preocupada, pensando em como o seu filho está, tente se distrair. Quando a ansiedade bater, que tal colocar aquela música favorita? Ou quem sabe assistir aquele filme que você adora?

Demonstre interesse

Quando você demonstra interesse pelo novo ambiente, as crianças se sentem mais seguras. A famosa frase “como foi na escolinha hoje, filho?” tem um poder muito grande sobre a percepção dos pequenos.

Pergunte como são os coleguinhas, como é a “tia”, o que ele mais gostou de fazer durante as aulas. Tente se aproximar o máximo possível.

Mas atenção! Respostas muito evasivas ou perguntas sem respostas podem demonstrar alguma dificuldade na adaptação ao novo ambiente. Se isso acontecer, procure desenvolver um diálogo melhor com seu filho e, se necessário, dê uma passada na escola e converse com os professores.

Essas foram algumas dicas da Tudo Com Nome para te ajudar na adaptação dos seus pequenos. Se você gostou do conteúdo, continue acompanhando o nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *