Como preparar o desmame do seu bebê?

O fim do ciclo do aleitamento materno não tem uma data definida para se encerrar, tudo vai depender de diversos fatores, como chegada de um novo filho, retorno à rotina de trabalho ou simplesmente vontade da própria mãe.

O processo – como a palavra já sugere – é gradativo e não acontece de uma hora para a outra. É preciso que tanto a mãe quanto o bebê se adaptem à nova condição, lembrando que trata-se de um processo delicado e sutil, pois significa o fechamento de um ciclo da vida. Em alguns casos, as mulheres podem se sentir inseguras e “culpadas”, com medo do filho sofrer durante essa fase e, em alguns casos, sentem um afastamento com a criança.

Entretanto, é importante olhar para a situação sob outra perspectiva: a da liberdade. Tanto mãe quanto os filhos tornam-se mais livres com esse processo, menos dependentes um com outro mas sem perder a conexão.

(Foto: Google)

O que eu devo fazer então?

A verdade é que não existe uma verdade absoluta ou uma fórmula mágica. Conversar com o seu bebê certamente pode ajudar nesse processo. Embora possa parecer que não, os bebês conseguem compreender e captar as mensagens que os são passadas, e assim, assimilam melhor a ideia.

O mais indicado é que o processo aconteça de maneira gradativa, sem forçar a barra. Uma dica é diminuir a quantidade de mamadas durante o dia. Contar a ajuda de familiares também é interessante, oferecendo comida aos pequenos nos intervalos das mamadas, já que o cheiro do leite pode agitar o bebê.

É muito comum que os bebês rejeitem a mamadeira nas primeiras tentativas, e nesse momento, muitas mães costumam retroceder. Sem problemas, é importante não forçar a barra, mas tente adaptar as tentativas em outros horários e ocasiões.

E para quem eu devo pedir ajuda?

Não adianta se desesperar. Assim como na amamentação, o desmame é um processo de aprendizado que exige tempo e pesquisa. Lembre-se que essa é um novo ciclo na vida da mãe e do bebê, e assim como todos os ciclos, é necessário tempo para total adaptação.

Uma ajuda profissional é sempre bem-vinda. Seja de um pediatra para o bebê ou de um obstetra para a mamãe, é sempre mais aconselhável e confiável procurar ajuda especializada no assunto. Quando a maior dificuldade estiver relacionada ao vínculo emocional do processo, uma ajuda psicológica também pode ser uma alternativa.

Para que o fechamento de um ciclo e o início de outro seja feito de maneira sutil e confortável, é importante que a mãe esteja convicta que chegou a hora da mudança e que o bebê se mostre pronto para tal. E lembrando que o carinho e o amor podem ser transmitidos das mais diversas maneiras, seja através dos momentos de mamar ou seja através do colo com a mamadeira.


E sabe como deixar esse momento ainda mais especial? Com a linha de mamadeiras personalizadas da Tudo Com Nome. São vários modelos e tamanhos, das mais diversas marcas e formatos, para que o início do novo ciclo seja ainda mais gostoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *