Coronavírus: o que é e como posso manter meus filhos seguros?

O Coronavírus ou COVID-19 é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. Seus sintomas são iguais aos de uma gripe, mas é preciso estar atento!

Afinal, o que é o coronavírus?

O Coronavírus ou COVID-19 é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. Após casos registrados na China, o novo agente foi descoberto e detectado como o responsável pela doença.

Quais os principais sintomas?

Os sintomas do Coronavírus, em 85% dos casos, costumam ser leves, sendo os mais comuns: febre, coriza, dor de garganta, dores no corpo, tosse e dificuldade para respirar. Normalmente, os sintomas se manifestam de maneira leve e gradual, e em casos mais raros, a doença sequer apresenta sintomas.

Os grupos de risco

Os chamados grupos de risco são pessoas com características mais suscetíveis a contraírem a doença, como asmáticos, fumantes, diabéticos, pessoas com problemas cardíacos e idosos.

Nestes casos, a atenção deve ser ainda maior e os cuidados precisam ser seguidos à risca para evitar o contágio. Ao menor sinal de alguns dos sintomas, é recomendado procurar um pronto atendimento imediatamente.

A incidência do Coronavírus nas crianças

De acordo com a doutora Socorro Gross, representante da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS) no Brasil, 94% dos sintomas em crianças são leves e 25% não têm sintomatologia. Ainda segundo a doutora, de todos os estudos apresentados há apenas uma evidência de morte infantil em decorrência do Coronavírus, o que não significa que crianças não sejam um grupo de risco, apenas que a incidência de necessidade de internação e óbito são menores do que em adultos e idosos.

Como proteger seus pequenos do contágio

Para evitar que seus pequenos se exponham ao contágio, algumas medidas devem ser seguidas, tais como:

Lavar muito bem as mãos – A lavagem correta das mãos – utilizando sabão e água, lavando os punhos, palmas, dorso e entre os dedos, esfregando unhas e pontas dos dedos – é uma das medidas mais eficazes contra a doença.

Evitar contato – Evitar contato com pessoas que apresentem sintomas semelhantes aos da gripe.

Cuidado na hora de tossir ou espirrar – Lembre-se de colocar um lencinhos descartáveis ou o antebraço na frente das vias respiratórias na hora de tossir.

Não compartilhar objetos de uso pessoal – Garfinhos, garrafinhas ou mamadeiras não devem ser compartilhados em hipótese alguma.

Cuidados em casa

Higienizar computadores e tablets – Além de lavar as mãos ao chegar em casa, utilize o álcool em gel para higienizar computadores, tablets e smartphones.

Manter os ambientes arejados e ventilados – Mantenha as janelas abertas para melhor circulação de ar nos ambientes.

Cuidado na hora de cumprimentar – Evite beijar, abraçar, apertar mãos ou qualquer tipo de contato muito próximo.

Sempre bom lembrar!

Se você e seus pequenos visitaram ou tiveram contato com pessoas que estiveram em países com casos confirmados do coronavírus e apresentarem qualquer sintoma suspeito, procure imediatamente um serviço médico e siga os cuidados à risca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *