Os principais cuidados com a alimentação durante a gravidez

Manter uma dieta equilibrada é fundamental para preservar a saúde da mãe e do bebê durante a gestação. Uma dieta rica em nutrientes e vitaminas é uma dica valiosa para que você e seu bebê estejam cada vez mais saudáveis.

Neste post, separamos alguns grupos alimentares e as razões pelas quais você precisa incluí-los na sua dieta. Confira!

O ácido fólico e as vitaminas do complexo B

O ácido fólico não é produzido pelo corpo humano e faz parte das vitaminas do complexo B. Encontrado em vegetais verde-escuro como couve, espinafre e agrião; nas frutas cítricas como laranja e morango; e nos cereais integrais, o ácido fólico é importante no auxílio do desenvolvimento do feto e na formação e fechamento do tubo neural. A insuficiência no consumo desse nutriente pode acarretar em problemas na formação da medula óssea e na anencefalia.

As vitaminas do complexo B são ótimas no auxílio ao desenvolvimento cerebral e neurológico do feto e ajudam a prevenir a depressão pós-parto. Além disso, auxiliam na produção de energia da mãe e do feto.

Alimentos à base de cálcio e proteínas

O consumo de cálcio é muito importante na formação dos ossos e dos dentes do bebê, podendo ser encontrado em alimentos à base de soja, leite, feijão e sardinha, além de vegetais como agrião, couve e brócolis.

A proteína é uma excelente aliada na produção dos tecidos, das novas células do bebê e costuma ser comumente encontrada em carnes, leguminosos, nozes, leite e derivados. Para dietas veganas ou vegetarianas, pode ser indicada uma suplementação com vitamina B12.

Alimentos ricos em ferro e zinco

Os alimentos à base de ferro são importantes aliados na prevenção contra a anemia nas mães, e é responsável pela formação do sistema nervoso do bebê. Uma dieta deficitária de ferro pode causar prematuridade, além de possíveis complicações na hora do parto e que o bebê nasça abaixo do peso.

Alimentos conhecidamente ricos em ferro são carnes, castanhas, cereais integrais, leguminosos e folhas verde-escuras.

O zinco atua na formação do desenvolvimento neurológico do bebê e o não consumo diário nas doses necessárias, pode acarretar em más formações.

Esse sal mineral tem papel muito importante na regulagem das funções metabólicas do organismo da mãe e sua insuficiência pode causar problemas para a mamãe e para o bebê.

As principais fontes de zinco são carnes, peixes, ostras, castanhas, amêndoas, leite, semente de linhaça, entre outras.

Em resumo, uma dieta preparada para a gestação deve ser rica em vitaminas, minerais e proteínas, evitando ao máximo produtos industrializados ou de baixo valor nutricional. Cafeína, adoçantes e bebidas alcoólicas também devem ser evitados durante esse período, já que oferecem riscos à saúde do bebê.

A melhor maneira de encontrar uma alimentação balanceada, capaz de suprir todas as necessidades do seu organismo, é consultando uma profissional da área de nutrição, que saberá exatamente como distribuir todos os nutrientes que o seu corpo precisa para ter uma gestação muito mais saudável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *