A importância da autodescoberta no desenvolvimento da criança

Com a troca constante de informações – principalmente nas redes sociais – algumas mães tendem a achar que seus filhos estão se desenvolvendo de maneira mais lenta em relação a outros, e muitas vezes, acabam forçando a criança a fazer coisas que ainda não estão no tempo delas.

Segundo Patrícia Lopes, da Equipe Brasil Escola, a autodescoberta é essencial para a formação da identidade da criança. “Durante o primeiro ano de vida, aproximadamente por volta dos seis aos oito meses, a criança percebe que é um ser separado da mãe, iniciando o processo de construção da própria identidade.

O bebê explora o mundo a sua volta, vivencia sensações, percepções, e por volta dos sete meses, fica fascinado com a experiência de ver sua imagem refletida no espelho. Todas essas vivências dão início à autodescoberta, uma exploração que permite à criança descobrir como seu comportamento repercute no ambiente, fator essencial para que ela se perceba como alguém diferente do outro.”

(Imagem: google.com.br)

3 atividades para estimular a autodescoberta dos seus pequenos

Atividades didáticas são uma ótima maneira de auxiliar nesses filhos nesse período de autodescoberta. Elas estimulam seus filhos a se conhecerem nos mais diversos níveis, como emocionalmente, criativamente, além de ajudarem na auto expressão.

Manual do coração

Essa atividade é bem simples e consiste em, basicamente, desenhar ou colar algumas atividades que a criança faça ao longo do dia (comer, brincar no parque, ir à escola, etc) e, embaixo de cada figura, desenhar uma bolinha em branco (representando um rostinho sem reação) para que a própria criança desenhe o rostinho que ela considera ideal para cada situação.

Você pode ir narrando história a partir das figuras e deixar que a criança demonstre o que sente a partir de cada uma delas, completando o rostinho abaixo das figuras.

Lições com histórias

Você pode pegar uma história já existente e adaptá-la de acordo com o que deseja ensinar ao seu filho. Conte-a bem detalhadamente, deixe que seu pequeno ajude em determinados momentos, mas tenha como objetivo principal apresentar-lhe um ensinamento.

A partir de histórias, você pode estimular seus filhos a criarem o sentimento de empatia, de carinho, de respeito… Use a criatividade!

O que você pensa sobre mim?

Durante toda a nossa vida buscamos entender e saber o que as pessoas pensam sobre nós. A partir daí, podemos mudar determinados comportamentos que talvez não sejam tão agradáveis aos olhos dos outros e, principalmente, descobrir o que as pessoas mais gostam em nós.

Nesta atividade, reúna toda a família, dê uma folha de caderno e um lápis a cada um, e peça para que cada um descreva aspectos positivos dos outros.

Para que a atividade fique ainda mais divertida, cole a folha em branco nas costas de cada e, em sequência, os participantes vão escrevendo características nas folhas. No final, cada um lê sua própria carta. Essa atividade promove não só a interação mas ajuda a criar um olhar positivo em relação ao próximo.

Essas 3 atividades são só alguns exemplos de como podemos, didaticamente, estimular a autodescoberta dos pequenos, respeitando o seu tempo. 

Gostou da matéria? Então compartilhe com as outras mamães e continue acompanhando nosso blog para mais conteúdo sobre o universo da maternidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *