Os principais cuidados com o coto umbilical na hora do banho

A hora do banho pode ser o melhor momento do dia! Além de ser muito relaxante, é uma ótima oportunidade para pais estreitarem os laços afetivos e criar vínculos com o bebê. Mas, principalmente para os marinheiros de primeira viagem, pode bater um certo medo ao dar os primeiros banhos. Se é o seu caso, preparamos algumas dicas para deixar este momento confortável e seguro para que você e o bebê possam aproveitar essa experiência. Preparamos algumas dicas para te ajudar!

(Imagem: Google)

O primeiro banho

O primeiro banho pode ser um pouco “estranho” para o seu pequeno, portanto, não se assuste se ele chorar nas primeiras experiências. Com o passar do tempo, ele irá se adaptar ao banho.

Lembre-se de fazer desse momento o melhor e mais prazeroso possível para que o bebê comece a gostar. Para isso, crie um ambiente propício para uma experiência relaxante, com o local em temperatura morna, uma música relaxante e até alguns brinquedinhos de borracha na banheira.

Para um banho bem gostoso e relaxante, você vai precisar:

1. Água morna, o suficiente para cobrir o bebê até os ombros, em uma temperatura média de 37 graus. Não precisa ser fervida ou filtrada, pode ser do chuveiro.

2. Ambiente quentinho, sem correntes de ar.

3. Ao escolher sabonete e shampoo, dê preferência aos produtos feitos para bebês ou neutros.

4. Uma toalha bem macia e confortável para facilitar na hora de secar o bebê.

Dicas para o banho:

1. O banho tem que ser o mais rápido possível, porque os bebês, especialmente os recém-nascidos, perdem calor com facilidade e ficam com frio. O importante é limpar tudo direitinho, principalmente as áreas da fralda, as dobrinhas, atrás da orelha e o rosto. Ao final do banho, enrole-o numa toalha macia, seque-o rápido.

2. É fundamental manter a área do umbigo muito bem limpa. Especialistas recomendam que a cada troca de fraldas e após o banho, use um cotonete umedecido em álcool a 70 por cento na região umbilical.

3. Nunca deixe o bebê sozinho na banheira. Por isso, prepare e pegue tudo o que irá precisar com antecedência e deixe perto do local do banho. Você pode utilizar um organizador de banho para te ajudar.

4. Encha a banheira até a altura dos ombros do seu bebê, isso é o suficiente para acomodá-lo bem. Muitas vezes o seu pequeno chora no banho porque não está coberto o bastante com água e acaba sentindo frio.

5. A água deve ficar morna e não quente. O ideal é que a temperatura esteja a 37 graus para ajudar o bebê a controlar a temperatura do corpo. Antes de colocar o bebê na banheira, cheque com a parte traseira do seu punho ou cotovelo para saber se a água está mesmo morna. Se preferir, pode utilizar um termômetro para controlar a temperatura de maneira mais exata.

6. Ensine desde cedo o seu bebê a ficar sentando na banheira e nunca de pé.

7. Use uma quantidade bem pequena de sabonete e shampoo para evitar que a pele do bebê fique ressecada. Lembre-se, eles têm uma pele muito sensível. E sempre prefira produtos criados especialmente para bebês.

8. Seque bem as dobrinhas do seu pequeno com a toalha.

9. Caso você for misturar a água ou esquentá-la no fogão, encha primeiro a banheira com água fria e depois misture com a quente. É fundamental que misture bem as duas águas para não correr o risco de queimar o bebê.

Cuidados ao coto umbilical

Após o nascimento, o cordão é laqueado e cortado, restando o coto do umbigo.

Este acabará por secar e cair nos primeiros 10 a 20 dias, por vezes um pouco mais.

Até que isso aconteça, é preciso mantê-lo limpo:

Não deixe que o umbigo do bebê fique sujo ou molhado. Para realizar a limpeza, use o dedo utilizando sabonete neutro e a água do banho mesmo. Depois de seco, utilize álcool 70%. Não se esqueça de secar muito bem;

É necessário realizar a limpeza do coto a cada troca de fraldas. Para isso, utilize álcool 70% em um cotonete e limpe bem a região. Na hora de colocar as fraldas, deixe o coto ao ar, para que fique sempre ventilado. Neste caso, você pode comprar fraldas próprias para recém nascidos que já vêm com um corte específico para o coto, ou pode dobrar a fralda na frente para que mantenha o umbigo à mostra;

Optar por roupa larga para permitir que o ar seque o cordão e o faça cair mais depressa;

Quando o coto cair, é necessário permanecer higienizando o local com álcool 70% por cerca de 10 dias após a queda. Caso o local apresente inchaço ou vermelhidão excessiva, secreção além da habitual e cheiro de sangue, dirija-se a um serviço de saúde para um acompanhamento médico específico.

E você, gostou das nossas dicas? Então compartilhe este post com as mamães que estão na fase do banho de seus pequenos e sigam o nosso blog para mais dicas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *