Como criar um bom diálogo com os filhos a cada fase da vida?

O mundo está cada vez mais conectado e as formas de comunicação são as mais variadas. Com a internet e as mídias sociais, cria-se a ideia de que existem inúmeros canais de comunicação e troca de informações. Mas em uma relação entre pais e filhos, o quanto esse “excesso” de canais de comunicação tem ajudado? As novas tecnologias têm aproximado ou distanciado a comunicação entre os pais e seus pequenos?

Uma das principais justificativas pela falta de diálogo é o tempo. Com rotinas cada vez mais atarefadas, pais e filhos acabam tendo um contato um pouco mais restrito entre si, o que acaba dificultando um pouco a comunicação. O tipo de conversa também têm grande influência neste sentido, uma vez que é necessário adequarmos a linguagem adulta à faixa etária, além de manter um clima descontraído e amigável.

A comunicação fase a fase

Bebês

Enquanto bebês, a linguagem com os pequenos é muito mais de contato, embora seja importante usar palavras também. O tom de voz é um grande ponto de atenção nessa fase, já que bebês são mais sensíveis às mudanças. Durante as atividades diárias, aproveite para transmitir todo o seu amor através do toque, além de falar olhando para eles, que representa um sinal de atenção e respeito.

(Imagens: Google)

A fase do “por quê?”

A medida que são pequenos vão crescendo, é preciso estar atento à estruturação dos diálogos, utilizando discursos mais estruturados.

Na fase do “por quê?”, evite impaciente e estresse. Lembre-se de que seu filho está descobrindo um mundo novo e cabe a você ajudá-lo nesta tarefa. Inclusive, adeque suas explicações a uma linguagem compreensível aos seus filhos e evite mentir, já que a mentira leva à desconfiança, que gera insegurança.

A adolescência

A adolescência é um dos períodos mais turbulentos do crescimento, portanto, esteja preparado. Nessa fase, onde as crises são mais constantes e a necessidade de afirmação é potencialmente maior, é preciso que o diálogo seja claro e bem construído. Se essa relação não tem sido construída desde bebê, agora é um excelente momento para a aproximação.

(Imagens: Google)

Nesta fase, é importante que você estabeleça uma conexão mais forte com seus filhos e conheça seus amigos, seus gostos, sua forma de agir e penar. Um diálogo bem construído pode evitar muitos problemas futuros, já que durante a adolescência, as crianças são mais suscetíveis à influência dos amigos.

E lembre-se sempre! Diálogo significa falar e ouvir! Dê espaço ao seus filhos para que eles falem, demonstre (não só com palavras) o carinho e a cumplicidade, e principalmente: seja transparente! A verdade sempre estreita a relação de confiança.

Buscar o diálogo com seus filhos é permear e regar o terreno da confiança e da cumplicidade. Saber que seus filhos confiam em você e têm os pais como exemplo, é uma forma extremamente positiva de criação. Pense nisso em todas as fases do crescimento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *