COMO TRANSFORMAR A PAIXÃO DOS SEUS FILHOS POR DINOSSAUROS EM APRENDIZADO

Seus filhos são apaixonados por dinossauros? Então saiba que você pode usar todo esse interesse em um universo de aprendizado e descobertas. Se a história dos dinossauros é muito atraente até para os adultos imagina para as crianças? Estes animais grandes, fortes e que estão associados ao início de tudo no nosso planeta. É indispensável os pais demonstrarem interesse em participarem juntos aos filhos. E para te auxiliar nessa viagem de milhões de anos atrás preparamos um texto cheio de dicas para usar a favor do aprendizado do seu filho(a).

O que os dinossauros podem ensinar para as crianças?

Primeiramente, o que significa a palavra dinossauro? Lagarto terrível. São animais grandes que viveram na terra há mais de 100 milhões de anos. Existiam várias espécies de dinossauros.  Os mais famosos são:

  • Tiranossauro Rex,
  •  Braquiossauro,
  •  Velociraptor,
  • Brotonssauro,
  •  Tricerátops,
  • Pterodáctilo,
  • Alossauro e mais um tanto.

Você sabe quem se dedica a estudar os dinossauros? São chamados de Paleontólogos. Paleontologia é a ciência que estuda as formas de vida do passado através dos fósseis. O que são fósseis? São registros de seres vivos no passado que descobrimos através da areia, gelo ou rochas. Isso tudo nos lembra de cientistas, não é verdade? Você pode criar todo um cenário para que você e seu pequeno(a) se tornem pesquisadores e façam grandes descobertas. Proporcionar um ambiente em que seu filho (a) se sinta estimulado a ser um pequeno cientista é ótimo para sua família e para o mundo inteiro.

Podemos ver o resultado positivo de anos de pesquisas feitas pelos cientistas. E quem sabe o próximo ou próxima a fazer grandes feitos para a humanidade pode estar na sua casa? A história dos dinossauros pode fazer seu filho (a) se interessar por biologia, geografia, arqueologia e paleontologia e geologia. E todos estes itens ensinam sobre a história do mundo incluindo os seres humanos.

Ferramentas que melhoram e estimulam o aprendizado

A história dos dinossauros é uma ferramenta cheia de possibilidades para o aprendizado. Podemos relacionar os acontecimentos com as matérias de história, geografia, ciências e biologia.

Expande o interesse pela pesquisa científica, pela arqueologia e paleontologia. Tem coisa melhor que aprender com prazer? Acho que não! A melhor coisa que pode fazer pelo seu filho ou filha é oferecer um ambiente que possam brincar e aprender ao mesmo tempo.

Melhor ainda é poder descobrir as habilidades dos pequenos. Pode ser que eles não queiram ser pesquisadores ou cientistas quando crescerem. Mas já podem visualizar como é prazeroso aprender tantas curiosidades sobre o mundo. E a família é um ótimo ponto de partida. Entender que os pais também gostam do universo de imaginar e inventar é um estímulo perfeito.

Comece a se interessar pelas coisas que seu filho ou filha gostam, para poder viverem momentos de aprendizado juntos. Os dinossauros é um ótimo pretexto para começarem essa jornada de descobertas. Assim como outros personagens, animais ou brinquedos. Aprender em diversas circunstâncias pode ser a melhor coisa para ensinar ao seu filho. Apresentar como o aprendizado fará diferença na vida dele ou dela será um presente. Para que as crianças se desenvolvam saudavelmente, é necessário um ambiente propício e estimulante. Não perca tempo em oferecer isso aos seus filhos(as) ou filho(a). Tudo pode começar pelos dinossauros e acabar num laboratório de pesquisa. Ou também pode usar as primeiras experiências boas e escolher outras tantas possibilidades. Enquanto pais de crianças ainda podem fazer escolhas positivas que podem mudar suas vidas.

COMO VOCÊ FAZ UMA ESCAVAÇÃO DE DINOSSAURO?

Esta atividade sensorial é tão simples de configurar! Tudo que você precisa é areia cinética e esqueletos de dinossauro de plástico. Enterre os ossos de dinossauro e convide seu filho em idade pré-escolar a descobri-los usando apenas as cerdas e o cabo de um pincel ou escova de dentes.

Depois que os ossos forem escavados, convide seu jovem cientista para identificar o dinossauro. Gostamos de usar estes livros de ciências infantis:

As crianças também podem experimentar a criação de fósseis de impressão com os ossos de dinossauro de brinquedo. Para um treino motor fino mais avançado, dê ao seu filho um par de pinças para remover os ossos de dinossauro da areia. 

Esta atividade sensorial é tão simples de configurar! Tudo que você precisa é areia cinética e esqueletos de dinossauro de plástico. Enterre os ossos de dinossauro e convide seu filho em idade pré-escolar a descobri-los usando apenas as cerdas e o cabo de um pincel ou escova de dentes.

Depois que os ossos forem escavados, convide seu jovem cientista para identificar o dinossauro. Gostamos de usar estes livros de ciências infantis:

As crianças também podem experimentar a criação de fósseis de impressão com os ossos de dinossauro de brinquedo. Para um treino motor fino mais avançado, dê ao seu filho um par de pinças para remover os ossos de dinossauro da areia. 

SUPRIMENTOS NECESSÁRIOS PARA DINOSAUR DIG

INSTRUÇÕES PARA ATIVIDADE DE ESCAVAÇÃO DE DINOSSAUROS

1. Encha uma pequena caixa de plástico com areia de praia cinética ou areia cinética normal. Ambos são materiais excelentes para usar, mas preferimos a areia da praia por ser mais grossa e mais fácil de limpar os brinquedos. 

Usamos 3 sacos de areia de praia cinética em nosso compartimento sensorial. 

2. Em seguida, enterre esqueletos fósseis de dinossauros e crânios na areia. Se desejar, coloque a areia firmemente em torno dos brinquedos. 

3. Convide seu filho a escavar cuidadosamente os fósseis com uma escova de dentes ou pincel.

4. Quando todos os fósseis forem removidos e identificados, enterre-os novamente e cave novamente! Aqui estão algumas outras idéias para brincar:

  • Conte os ossos de dinossauro.
  • Classifique os ossos por tamanho, forma ou cor.
  • Leia uma história sobre dinossauros.
  • Assista a um filme sobre dinossauros. 
  • Desenhe ou escreva sobre os ossos de dinossauros.
  • Lave os ossos de dinossauros com sabão, água e uma esponja.
  • Configure uma caixa sensorial de dinossauro !

Receita de massa de sal

Aqui estão os suprimentos de que você precisará para criar seus próprios fósseis com massa salgada.

Esta receita é suficiente para 10 fósseis. Para classes maiores, você precisará ajustar as quantidades dos ingredientes.

Como você faz ossos de dinossauro com farinha?

Adicione o sal e a farinha à sua tigela.

Misturando a receita da massa de sal

Em seguida, misture e sove bem a massa. Comece usando uma colher e, em seguida, mude para as mãos para eliminar os caroços.

Fósseis de dinossauro de massa de sal

Quando a massa estiver pronta, ela se parecerá com massa de pão em sua tigela. Se sua receita de massa salgada for muito pegajosa, tente adicionar um pouco mais de farinha. Se sua massa estiver muito quebradiça, tente adicionar um pouco mais de água.

Lembre-se de que receitas de brincadeiras não são uma ciência exata, você pode precisar ajustar um pouco os ingredientes para que a massa fique “perfeita”.

Fazendo os fósseis de Dinossouro

Em seguida, abra algumas bolas de massa e convide seus filhos a pressionar os brinquedos de dinossauro na massa.

Como você seca a massa de sal?

Finalmente, remova os brinquedos de dinossauro de plástico e coloque seus fósseis em uma assadeira. Asse os fósseis no forno a 200 graus por 45 minutos.

Depois que seus fósseis esfriarem, enterre-os em sua caixa sensorial de dinossauro ou mesa e convide seus pequenos paleontólogos para uma escavação de dinossauros e encontrar os fósseis!

Não há nada melhor do que assistir seus filhos cavarem em busca de fósseis falsos e, em seguida, guinchar de alegria cada vez que encontram um. E não se trata apenas de horas de diversão, você está criando uma experiência de aprendizagem significativa que também criará memórias divertidas da infância para seus filhos.

Fonte: https://www.pre-kpages.com/diy-dinosaur-fossils-salt-dough/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *