CONFIRA COMO EVITAR O MELASMA DURANTE A GRAVIDEZ, VEJA OS CUIDADOS

Como muitos já devem saber, o Melasma é um problema caracterizado pelo aparecimento de manchas escuras na pele, principalmente durante a gravidez. Porém, essas manchas podem aparecer em outros lugares além da face. Ou seja, algumas regiões como braços e pescoço. 

Embora seja bastante comum surgir em mulheres grávidas, alguns homens também podem ser vítimas do melasma. Embora ainda  não tenha sido descoberta uma causa clara, essa condição geralmente está relacionada ao uso de contraceptivos femininos, gravidez e principalmente exposição ao sol. 

A exposição à luz ultravioleta sem a devida proteção e fatores genéticos, podem outros agravantes para essa condição. Venha saber mais sobre o assunto e como prevenir-se! 

Por que o melasma pode aparecer na gravidez?

Se você mulher está grávida, saiba que há diferença entre melasma e cloasma. Todos se tratam de manchas castanhas ou castanho-acinzentadas que surgem na testa, bochechas, nariz e queixo. 

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, essas manchas podem aparecer no colo, pescoço e antebraço. Em diversas mulheres, durante a gestação, apresentam o melasma, porém, por se tratar desse período, ele recebe o nome de cloasma.

Mas, por que é mais comum acontecer na gravidez? Os hormônios possuem muita influência durante esse período e ainda não se sabe de todos os mecanismos de surgimento da lesão. O que sabe é que há participação do estrogênio e da progesterona, além da atuação do hormônio MSH, que age na liberação de melanina. Essa é a substância responsável pela alteração da cor da pele. 

O bom é que logo após a gravidez, o cloasma pode diminuir ou até mesmo desaparecer e se houver a necessidade de um tratamento, saiba que há várias opções hoje de tratamentos. O melasma também escurece outras regiões como mamilos, a linha do meio da barriga e vulva, característica do organismo feminino durante essa fase.

O melhor tratamento aqui sem dúvidas é a prevenção com a proteção solar. O protetor solar deverá ser usado durante a gravidez diariamente, mesmo em lugares fechados. Não deixe de consultar um especialista, afinal, você poderá usar uma Vitamina C tópica durante o período em que estiver grávida.

O que pode causar o melasma?

Vários fatores como estamos vendo ao longo do artigo, leva ao surgimento de melasma. Trata-se de uma situação multifatorial, ou seja, não há uma causa específica, porém, sabemos que a exposição à radiação ultravioleta (sol), é considerado como um dos principais fatores para o problema.

Por outro lado, levemos em consideração que é necessária uma predisposição individual e ela pode ser de base genética. Mas, existem também fatores como alterações hormonais e exposição a outros tipos de luzes, como a de celular, computadores, que podem contribuir para o surgimento. Outro motivo a ser considerado é o estresse como causa, por se tratar de uma maior liberação do cortisol e estímulo do hormônio produto de melanina.

Como estamos vendo, a proteção solar e a hidratação são passos fundamentais para a pele da grávida durante a gravidez. Uma opção é, com a liberação e acompanhamento de um profissional, você realizar uma drenagem linfática durante o seu período gestacional.

Este procedimento auxilia na redução da retenção de líquidos, melhora a circulação sanguínea, previne o aparecimento da celulite e reduz as varizes, além de causar relaxamento. Lembre-se, este procedimento só poderá ocorrer após o quarto mês de gestação e com a indicação do seu médico.

Além de todos os cuidados é essencial não esquecer nunca de usar o protetor solar. Enfim, não há uma cura significativa para o melasma, mas você consegue prevenir e atenuar o problema que tanto incomoda durante a gravidez.  Porém, o uso do protetor solar é necessário como forma de prevenir ou não agravar as manchas, também conhecidas como cloasma.Evite também os Dermocosméticos com cânfora, eles são proibidos nesse período, por conter um ativo com poder de absorção elevado. Essa substância pode atravessar a placenta, chegando até o bebê, evite também o retinol e a ureia. Gostou do nosso conteúdo? Confira muito mais em nosso site clicando aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *