BRINCADEIRA É TUDO DE BOM: GUIA PARA REFRESCAR E DIVERTIR AS CRIANÇAS SEM SAIR DE CASA

Quando nos tornamos adultos, devido a agitação do dia a dia, trabalho cansativo, acabamos nos esquecendo como é gostoso fazer brincadeiras.

Contudo, quando se tem filhos, é preciso reaprender algo tão simples, mas que tem grande influência para tornar a infância mais feliz e saudável.


Com a finalidade de promover maior interação entre pais e filhos, listamos algumas brincadeiras simples que podem ser feitas dentro de casa.

Continue conosco!

Brincadeira é coisa séria: comece hoje mesmo a brincar com seus filhos

Usar a desculpa que para que uma brincadeira seja interessante a ponto de tirar as crianças do tédio, é preciso sair de casa, pode ser deixada para trás agora mesmo.

Basta um pouco de criatividade e tempo para que as brincadeiras estreitem os laços familiares e ainda tirem as crianças da frente dos computadores e celulares.

Para isso, você só precisa fazer algumas transformações na casa e chamar filhos, sobrinhos e amiguinhos para entrar na brincadeira.

Uma mesa pode deixar de ser apenas um móvel e virar uma bela cabana, por exemplo, usando a criatividade e colocando a mão na massa.

Porém, se mesmo assim você tem dificuldades para criar brincadeiras para a criançada, listamos algumas dicas para você nesse post, fique atento!

Apresente as brincadeiras da sua infância

Uma boa maneira de criar maior vínculo com as crianças é apresentar a elas as brincadeiras que fizeram parte da sua infância.


Com certeza, elas irão proporcionar a mesma alegria e descontração que você viveu a tempos atrás.

Brincadeiras que promovem a movimentação do corpo como Elástico, Gato Mia, Esconde-esconde e Elefante colorido são perfeitas para gastar a energia das crianças, e o que é melhor, dá para fazer sem sair de casa;


Explorar a criatividade com brincadeiras artísticas também é uma excelente alternativa, como pintura, desenho, escultura de massinha;

Dar vida nova aos ambientes, transformando o quarto em nave espacial, restaurante, ou o que a sua imaginação desejar;

Usar lençóis, cadeiras e até sofás para projetar uma cabaninha e curtir um tempinho com seu filho;

Dançar é ótima chance de apresentar os ritmos que fizeram sucesso na sua época e conhecer também o que seu filho mais gosta de ouvir.

As brincadeiras são excelentes oportunidades para estimular a criatividade e colocar o corpo das crianças em movimento, evitando que levem uma vida sedentária, principalmente neste período de pandemia.

Pular corda


Além de ser uma atividade divertida, afinal quem não se lembra da famosa “senhora e senhores põe a mão no chão”, movimenta todo o corpo.

Ler em família

Incentivar o hábito da leitura é muito mais fácil se a criança conta com o exemplo dos adultos.

Uma boa dica é escolherem uma história e cada um da casa fazer o papel de um personagem da história.

Mestre confeiteiro

Desenvolver as habilidades culinárias da criança de uma forma mais lúdica é uma opção muito legal.


Pegue a receita de um cupcake e coloque a mão na massa junto com as crianças, faça com que se sintam importantes fazendo o próprio alimento.
Disponha de diferentes itens para a decoração como chocolate granulado, balas de goma, chantilly e frutas.

Banho de mangueira com bexigas para encher de água


Para refrescar os pequenos, uma ótima ideia é o banho de mangueira e encher bexigas com água para a diversão em família.

Existem vários passatempos que podem ser feitos com a água, que além de refrescantes instigam a imaginação dos pequenos.

Definitivamente, são inúmeras as brincadeiras que podem deixar não só as crianças, mas toda a família mais feliz.

Com tantas possibilidades, faça uma rotina de brincadeiras que devem ser feitas a cada dia da semana.

Mesmo que seja durante meia hora por dia, aquele momento com certeza ficará eternizado na memória das crianças.

Você tem a chance de conhecer melhor seus filhos e permitir que eles também o conheçam.

As brincadeiras, além de desenvolver as habilidades motoras das crianças, estimulam a criatividade e contribuem muito para o convívio social.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *