Como ensinar autocontrole as crianças

O adulto que se dispõe a ensinar a autocontrole às crianças, deve antes de mais nada conseguir controlar a si próprio. Afinal, nem sempre é fácil manter-se controlado diante de situações que abalam de alguma maneira nosso emocional. No entanto, se você consegue expressar com tranquilidade os seus sentimentos, especialmente aqueles que mais causam dor. Assim como controlar suas emoções e medir o que sente sem a necessidade de se reprimir, você tem grande capacidade de ensinar autocontrole às crianças. Confira!

Qual a importância de ensinar autocontrole às crianças?

Quantas vezes você presenciou uma criança ser reprimida ao ficar descontrolada diante de uma situação? Em alguma delas avaliou o quão difícil pode ser para uma criança lidar com suas emoções, frustrações e tristezas? Pois é, se para muitos adultos esta é uma tarefa extremamente difícil, imagine para os pequenos, que não conseguem expressar com clareza o que estão sentindo. Com base nisso, é extremamente importante oferecer o mínimo de tempo e dedicação para ensinar autocontrole às crianças. Certamente, tal atitude vai proporcionar inúmeros benefícios que serão levados para a fase adulta, ajudando-as a manter uma postura equilibrada mesmo diante de situações adversas. Algumas das vantagens de se ensinar autocontrole às crianças, são:

● Aprender a controlar suas emoções desde cedo;
● Auto-avaliação positiva;
● Aumento do sentimento de felicidade e satisfação;
● Aumento do foco e concentração;
● Melhor rendimento escolar;
● Torna-se mais carinhosa, confiante e comportada;
● Tem um bom convívio social;
● Reduz as chances de agir por raiva ou impulso, entre outras.

Quais os passos para ensinar autocontrole às crianças?

Agora que você já sabe a importância de ensinar autocontrole às crianças, está na hora de colocar as técnicas em prática.

1 Explicar sobre os sentimentos

O primeiro passo para ensinar autocontrole às crianças, é preciso fazê-las entender sobre a intensidade e o motivo das suas emoções. Para isso, é importante impor-lhes os seguintes questionamentos:

● Qual a intensidade da sua raiva ou frustração?
● Quais os motivos o levaram a ter esses sentimentos?
● A intensidade do que está sentindo é proporcional ao fato ocorrido?

A partir das respostas a essas perguntas, as crianças começam a fazer uma avaliação mais assertiva sobre suas emoções, aumentando seu autocontrole e aperfeiçoando seu comportamento.

Estipule um tempo para conversar com as crianças

Ao definir um tempo, pelo menos duas vezes por semana, a tarefa de ensinar autocontrole às crianças, torna-se mais eficiente. Nesses momentos, é importante explicar sobre os motivos que podem levá-la a sentir emoção, raiva, nervosismo ou tristeza no dia a dia. Logo, eles sentirão maior abertura para falar sobre seus sentimentos, diferentemente do que acontecia antes, quando utilizava comportamentos negativos para mostrar que algo não estava bem.

Tente ajudá-los a entender seus problemas e como solucioná-los

Quando age em parceria no enfrentamento dos problemas, como também a busca para que possam ser solucionados, além de criar maior vínculo com a criança, possibilita maior empoderamento para enfrentar as questões que o afligem.

Aposte em uma conexão profunda

Assim como os bebês, quando acalmados pelos pais, param de chorar, as crianças um pouco maiores também precisam desse amparo para sentirem-se mais seguros e confiantes. Por isso, quando decidir ensinar autocontrole às crianças, priorize uma relação mais profunda, para que assim a conexão entre vocês aumente. À medida que isso acontece, as crianças vão perceber a satisfação dos pais ou adultos responsáveis com sua mudança de comportamento, e, consequentemente, vão ter mais vontade de cooperar.

Conclusão

Definitivamente, ensinar autocontrole às crianças, é uma prática que deve ser adotada o quanto antes pelos pais. Dessa maneira, muitos contratempos, comportamentos agressivos, birras e dificuldade de convívio social, serão evitados. Mas para isso, é preciso que a pessoa que irá ensinar autocontrole às crianças, faça uma autoavaliação, para confirmar se é equilibrada o suficiente para tornar-se uma boa referência para os pequenos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *