Dicas para organizar os brinquedos das crianças

Saber organizar os brinquedos das crianças é um grande dilema de muitas famílias, pois ao mesmo tempo que desejam deixar a casa mais organizada, não querem cercear a liberdade dos seus filhos de agirem de acordo com sua idade.

Afinal, por mais que o ambiente possa às vezes parecer caótico, o ato de brincar é bastante saudável, por isso as crianças devem ser sempre incentivadas.

Entretanto, é importante reservar um espaço para que possam ficar à vontade para desenvolver sua criatividade, imaginação e convívio social.

Mas, é preciso deixar claro que é necessário organizar os brinquedos das crianças após o seu uso para que a casa seja agradável para todos os seus moradores.

Confira!

Disponha os brinquedos em lugares acessíveis para as crianças

O primeiro passo para organizar os brinquedos das crianças, é colocá-los em lugares que sejam acessíveis.

Ou seja, as crianças devem conseguir pegar seus brinquedos, assim, terão mais independência tanto na hora escolher com o que pretende brincar no momento, como também guardá-los quando terminar.

Desse modo, você não será obrigado a organizar os brinquedos das crianças toda vez que decidirem brincar.

Com isso, além de deixar o espaço mais organizado, a criança vai aprender a ter responsabilidade de guardar os objetos que usar.

Tenha um cantinho da brincadeira

Ter um cantinho reservado para a brincadeira não apenas vai permitir organizar os brinquedos das crianças, como também vai permitir que eles sintam-se especiais.

Nesse espaço delimitado para as brincadeiras, seu filho poderá se divertir como quiser e você ainda evitará que outros cômodos da casa fiquem bagunçados.

É possível organizar os brinquedos das crianças gastando pouco

Mesmo com um orçamento restrito, é possível organizar os brinquedos das crianças de forma econômica e criativa.

Para começar, juntamente com seu filho, separe aqueles brinquedos que já não estão em perfeitas condições de uso, ou se não brincam mais com alguns deles.

Separe tudo que conseguiu nesse levantamento e faça doações daqueles que estiverem em melhor estado e joguem fora os que já não estiverem bons, com essa atitude, já é possível fazer uma economia de espaço significativa.

Em seguida, avalie na sua casa objetos que possam te auxiliar a organizar os brinquedos das crianças, como:

  • Potes de plástico;
  • Cestas;
  • Baldes;
  • Latas.

Os cestos grandes de roupas, por exemplo, são excelentes para armazenar os brinquedos maiores, como bolas e bonecas.

Para os brinquedos menores, os cestos são uma boa alternativa. Eles podem ser pendurados na parede, deixando a decoração ainda mais atrativa.

Organizar os brinquedos das crianças no quarto

Grande parte dos lares conta com espaço reduzido, por isso é muito comum organizar os brinquedos das crianças em seus próprios quartos.

Usar nichos e prateleiras é uma ótima opção para quem quer deixar o quarto bonito, organizado e charmoso.

Uma ótima pedida nessa situação é fazer uso de móveis funcionais, como os puffs baú, que além de sua função original, servem ainda para guardar diferentes objetos.

Outra sugestão eficiente são as camas planejadas, que podem conter várias gavetas, que podem armazenar não apenas os brinquedos, como roupas de cama, que normalmente ocupam muito espaço do guarda-roupa.

Conclusão

Essas foram apenas algumas dicas de como organizar os brinquedos das crianças, mas que certamente já vão te ajudar muito a reduzir a bagunça da sua casa.

Dessa maneira, além de deixar sua casa mais organizada e agradável para o convívio familiar, para receber visitas.

Você ainda proporcionará ao seu filho maior liberdade e para brincar, bem como aprender a ter maior cuidado com suas próprias coisas.

Afinal, nada melhor do que sentir-se bem acolhido dentro do próprio lar, não é mesmo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *