Dicas de como cuidar de um recém-nascido na pandemia

Certamente a chegada de um bebê é um motivo de celebração não apenas para os pais, como para toda família, mas alguns cuidados extras são necessários para cuidar de um recém-nascido na pandemia.

Considerando que a principal medida de proteção contra o Coronavírus é o distanciamento social.

A primeira orientação no que diz respeito ao recém-nascido na pandemia, é postergar a visita por pelo um mês após o seu nascimento.

Afinal, o bebê saiu de um ambiente seguro, que é o útero da mamãe, para um espaço tão inóspito, que foi ainda agravado por esse vírus silencioso.

Confira!

Como ficam as visitas ao recém-nascido na pandemia?

Se diante de uma situação normal os cuidados já eram necessários, no caso do recém-nascido na pandemia, essa atenção tornou-se imprescindível.

Tendo em vista que as pessoas e ambientes externos, podem trazer riscos não apenas ao bebê que acabou de chegar ao mundo, mas também para a mamãe que está em processo de recuperação e mais vulnerável à infecções.

Portanto, a primeira orientação dos profissionais da saúde para a proteção do recém-nascido na pandemia, é evitar as visitas pelo menos no seu primeiro mês de vida.

De acordo com a infectologista Kadja Samara Souza do Nascimento Leite, do Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital e Maternidade Femina, após o parto a mulher fica mais frágil.

Como também o bebê, quer seja pela sua prematuridade ou simplesmente pela imaturidade do seu sistema imunológico.

De tal forma que o risco de infecção pelo Covid-19 e quaisquer outras doenças é alto, por isso, os cuidados com o recém-nascido na pandemia devem ser redobrados.

Ainda segundo a infectologista, foram confirmados casos em que mãe e bebê não tinham o vírus, mas que foi adquirido logo nos seus primeiros dias de vida.

Por esse motivo, é preciso reforçar que o recomendável é que não sejam feitas visitas ao recém-nascido na pandemia.

Todavia, se for inevitável essa visita, já que é muito comum que nos primeiros dias a mamãe venha a precisar do auxílio de pessoas mais próximas, como os avós do bebê.

Assim sendo, medidas como o uso de máscaras e a lavagem das mãos, deve ser constante quando na presença do recém-nascido na pandemia.

Lembrando que se alguém desse círculo familiar apresentar quaisquer sintomas de gripe, que são bem parecidos com os da Covid-19, não devem de forma alguma teimar em fazer visitas.

Como proceder se a gestante estiver contaminada pelo Covid-19?

Embora o risco de evolução para o estágio mais grave do Covid-19 nas grávidas seja relativamente baixo, cerca de 1% a 5%, os cuidados não devem ser negligenciados.

O mais comum é que a transmissão da mãe para o bebê aconteça no terceiro trimestre da gestação.

Portanto, pode acontecer do bebê ser infectado nos últimos dias que antecedem o parto se a mãe já estiver doente.

Ou ainda, a transmissão pode ocorrer no momento do parto ou durante a amamentação, quando a mãe não tenha ultrapassado os 10 dias iniciais dos sintomas.

Desse modo, assim que o recém-nascido na pandemia chegar ao mundo, deve ser manejado minimamente, ou seja:

  • O contato entre a mamãe e o bebê não deve ultrapassar 1 metro de distância;
  • Delegar os cuidados ao bebê à outra pessoa;
  • Durante a amamentação a mamãe deve higienizar muito bem as mãos, além de fazer uso da máscara.

Conclusão

Mesmo que os cuidados com o recém-nascido na pandemia tenham que ser redobrados, aumentando ainda mais a tensão desse período de grandes adaptações, a alegria da chegada de uma criança é a mesma.

Afinal, se o que toda a família e amigos mais desejam é que o bebê cresça com saúde, com certeza adotarão todas as medidas para o seu bem.

Além disso, é preciso pensar na saúde da puérpera, que nesse momento também está mais frágil.

Assim, que o ambiente estiver mais seguro, será possível festejar a chegada do mais novo membro da família.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *