Como aumentar a imunidade das crianças durante a pandemia

O sistema imunológico das crianças se desenvolve desde a gravidez até a adolescência, mas existem formas de deixar seus filhos cada vez mais fortes, saudáveis e menos doentes. Confira!

A busca para aumentar a imunidade das crianças sempre foi uma tarefa incessante dos pais, principalmente agora, em tempos de Covid-19. Aliás, qualquer enfermidade que se aproveite da baixa do sistema imunológico é um sinal de alerta.

Mas então, como ajudar os pequenos a melhorarem sua imunidade? Alguns alimentos têm papel fundamental nesse processo e incluí-los na alimentação do seu filho não só as tornará mais saudáveis, como também contribuirão bastante para o fortalecimento do sistema imunológico.

5 alimentos que aumentam a imunidade das crianças

1. Cereais e amêndoas

Cereais, amêndoas, aveia e sementes, são alimentos ricos em fibra, vitaminas e zinco. Normalmente, não costumam ser aceitos com muita facilidade pelas crianças, mas podem ser colocados em vitaminas, panquecas e outras receitas.

2. Vegetais

Esta, talvez, seja a categoria mais complicada de inserir na dieta das crianças. Sabemos que são poucas as que aceitam de primeira o brócolis, a cenoura e outros legumes e verduras.

Assim como as frutas, os vegetais são ricos em vitaminas e ajudam na saúde da criança de maneira geral, desde a melhora no sistema imunológico até o combate à obesidade.

3. Alimentos com grande concentração de proteínas

Os alimentos ricos em proteína são importantíssimos para a manutenção da força do organismo no combate a infecções e viroses, por isso, é importante que a dieta da criança contenha porções ricas neste tipo de nutriente.

As fontes mais comuns de proteínas são as carnes vermelhas e brancas, mas também pode ser encontrada em alguns leguminosos, na soja, no feijão, no grão de bico e na lentilha.

4. Frutas

As frutas possuem vários tipos de vitaminas, além de serem ótimas opções para uma alimentação saudável. Maçã, banana, laranja, e outras, podem ser consumidas naturalmente ou em sucos.

5. Laticínios e iogurtes

Ricos em vitaminas A, B, C e D, além de cálcio e probióticos, os iogurtes e leites fermentados também são ótimos aliados da imunidade das crianças. Com alto valor nutritivo, ajudam não só na imunidade como na saúde gastrointestinal das crianças.

Para a criança, ainda é bem difícil compreender a necessidade de cuidar do sistema imunológico e da saúde de maneira geral, portanto, cabe aos pais incentivar, dar exemplos e ter paciência. O processo nem sempre é fácil, as crianças podem criar resistência com certos alimentos, mas é importante não desistir.

Para ajudar, você pode incentivar a criança com pratos divertidos, com copinhos de bichinhos e coisas que façam que os pequenos associem estes alimentos de maneira mais leve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *