Agosto Dourado: Mitos e verdades sobre a amamentação e sua importância!

Entramos no mês de agosto que trás uma campanha importantíssima sobre um assunto que chega a ser tabu, a amamentação.

Ela, que é considerada um dos vínculos mais fortes entre a mãe e seu bebê e também o principal alimento para o desenvolvimento até os dois anos, trás algumas dificuldades e escolhas durante o processo.

A amamentação deve ser oferecida ao bebê assim que ele nasce, tendo características nutritivas que são primordiais para auxiliar na formação dos anticorpos e células, ajudando a evitar doenças.

Como o corpo está se adaptando com a fricção, muitas mães podem sentir desconforto, inchaço e dores na hora de amamentar, sentindo dificuldade na saída do leite, mas para isso há métodos que auxiliam no cuidado e alívio.

Para ajudar você mamãe a se preparar para esse momento, separamos os principais mitos e verdades sobre essa prática que você deve saber:

Verdades sobre a amamentação:

Tem problema deixar a criança mamar até os dois anos? Não, pelo contrario, essa é uma indicação padrão dos órgãos de saúde que pode ser introduzido em paralelo com outros alimentos após os seis primeiros meses.

O leite passa por um ciclo de três fases: colostro, que é um fluído amarelo preliminar que saí logo após o parto, o leite de transição que passa por redução de proteínas e minerais e aumenta as gorduras e carboidratos, e o leite maduro, que chega nesse ponto a partir do 21º dia de amamentação e é o leite mais estável.

Toda mãe tem direito à licença amamentação, um período de 15 dias além da licença maternidade. São dois períodos especiais de 30 minutos todos os dias até que o bebê complete seis meses de idade, o benefício está no artigo 396 da CLT.

A mãe também têm ótimas vantagens com a amamentação, ela combate males como osteoporose, anemia, câncer de útero e ovário.

Não há problema nenhum em retirar o leite das mamas e congelar, essa prática é utilizada nos bancos de leite humano por não perder suas propriedades. Basta manter em um recipiente esterilizado, 12 horas na geladeira ou 15 dias no freezer.

Mitos sobre a amamentação:

O silicone não afeta as glândulas mamárias e não interferem na amamentação, podendo qualquer mulher realizar a prática, mesmo se passou pela cirurgia plástica feita antes ou depois da primeira gravidez.

Não existe um padrão para que o bebê (ainda mais os recém-nascidos) sinta fome e dê sinais de que precisa se alimentar, então o ideal é alimentá-lo quando ele quiser. O que acontece é que, com o crescimento, a criança se condiciona a ter um horário para comer, normalmente de três em três horas.

Não existe essa história de que o leite de uma mulher é ‘’mais fraco’’ do que da outra, pois as características e nível de nutrientes são exatamente os mesmos para todas.

Amamentar não emagrece, na verdade os médicos afirmam que ocorre muito gasto calórico durante a prática, mas que também o apetite da mamãe aumenta, então vai dos hábitos alimentares de cada mulher.

Os seios não ficam caídos após a amamentação, isso pode ocorrer devido ao fator genético, idade, número de gestações e por conta da musculatura da mama.

A amamentação mantem uma conexão íntima entre a saúde e o ecossistema, reduzindo a mortalidade e melhorando a saúde e desenvolvimento social do bebê.

Agora que você sabe das principais informações sobre essa prática, pode se tranquilizar e se preparar para esse momento especial com o seu/sua filho(a) mamãe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *