Aprenda a calcular seu período fértil.

Planejando a sua gravidez mamãe? Esse momento é muito especial para a família e você pode ter o controle do período, aprendendo a calcular e saber se tem mais chance de engravidar.

O calculo do período fértil se baseia em um ciclo regular com duração de 28 dias em média.

Dentro dele, o período menstrual acontece geralmente de três a oito dias, então para descobrir o período fértil, você precisa contar 14 dias a partir do primeiro dia da menstruação, para depois acrescentar três dias antes e três dias depois dessa data, em caso de ciclos menstruais com intervalos de 28 dias.

Parece complicado, né? Mas não é, trouxemos um exemplo para ficar mais fácil de compreender. Se o primeiro dia da sua menstruação foi em 1º de agosto, nesta data se deu o início do seu ciclo.

Isso significa que no dia 14 de agosto você começará a ovular. Ao identificar três dias antes e três depois, é possível concluir que o período fértil acontece no período dos dias 11 até 17 de agosto (11,12,13,14,15,16 e 17).

Mas é fundamental entender o seu ciclo, já que tem mulheres que não tem a menstruação regular, ocorrendo em intervalos de tempo que podem variar a cada mês. Nesse caso, o ideal é ter o acompanhamento de um ginecologista, para verificar se essa irregularidade é normal ou se pode ser fruto de algum problema no sistema reprodutivo.

É possível identificar o período fértil por sintomas?

Uma série de mudanças acontece com o corpo feminino durante o ciclo menstrual, podendo em alguns casos acentuar o período fértil como por exemplo, em caso de sentir uma leve dor no baixo ventre durante essa fase.

Normalmente essa dorzinha é causada quando o óvulo rompe uma estrutura cística que o envolve dentro do ovário, o folículo. Também é comum ter um aumento de meio grau na temperatura corporal, iniciando algumas horas após o momento da ovulação e permanecendo por um período.

O aumento da libido também é um fator recorrente no período fértil, afinal, durante a ovulação o organismo está pronto para fecundar, e nesse período ocorre a produção de feromônios, substância exalada para atrair o sexo oposto. E por último, mas não menos importante, você perceberá o aumento da secreção vaginal no período fértil em forma de uma geleia transparente (muco). A produção desse muco tem uma duração variável, iniciando alguns dias antes da ovulação e desaparecendo pouco tempo depois.

Este muco é produzido pelo colo do útero e tem a finalidade de facilitar a subida dos espermatozoides até a trompa, porém, além disso, ele tem a capacidade de manter os espermatozoides vivos, armazenados por vários dias em dobras do revestimento do colo (criptas), de onde podem ser liberados por vários dias para alcançarem as trompas.

Mitos sobre o período fértil!

– Usar a tabelinha é um método contraceptivo 100% seguro?

A tabelinha como método contraceptivo não é totalmente eficaz, principalmente pelas mulheres nem sempre terem o ciclo menstrual regular, podendo variar a cada mês o período de ovulação.

– Tomar anticoncepcional por muito tempo causa infertilidade?

Não há qualquer comprovação de que as pílulas causem problemas de infertilidade na mulher, após a interrupção de seu uso contínuo.

Se não houver algum sintoma que possa torná-la infértil, geralmente a mulher está apta para engravidar dentro de algumas semanas após interromper o anticoncepcional.

Conhecer seu período fértil e programar as relações sexuais te ajudará a conseguir engravidar com mais facilidade, mas não existe uma regra já que cada corpo atua de uma maneira.

Aproveite o processo, curta o momento com seu parceiro e aguarde que no momento certo ocorrerá. O site da TudoComNome já tem tudo para o seu futuro enxoval, dê uma passadinha por lá, conheça nossos produtos e já se conecte com essa sensação materna.

O que precisar estamos aqui, boa sorte futura mamãe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *