A importância da leitura de livros infantis para bebês e crianças.

Os benefícios da leitura para as crianças são infinitos mamãe como por exemplo o desenvolvimento da criatividade, imaginação, aquisição de cultura, facilidade na escrita e também no direcionamento das atitudes éticas.

Com esses pontos já sabemos a importância de adicionar esse hábito na rotina da sua família e a TudoComNome veio te ajudar nesse incentivo.

Crie um momento de leitura em família – é importante para as crianças verem os pais tendo interesse pelo hábito, se sentindo atraídas para descobrirem esse mundo também.

Mantenha os livros à disposição – crie uma pequena biblioteca para o seu filho(a) com várias opções de livros e estimule ele a escolher qual ele quer ler com você.

Reúna todos para esse momento – ter os pais participativos nesse hábito, além de ser mais legal, fará com que seja mais interativo e interessante.

Seja detalhista com os personagens – use a imaginação com o seu filho(a) para caracterizar e criar os personagens, faça vozes diferentes, mude as expressões faciais conforme as falas.

Esteja atenta as expressões – escute atentamente a como a criança interage com as histórias, pergunte se ela se identifica com os sentimentos dos personagens, tire todas as dúvidas e aceite as pausas, isso irá te ensinar sobre seu filho e sobre como ele está recebendo a informação.

Siga as características do livro – evite mudar palavras apesar de achar que será difícil a compreensão, é importante para o vocabulário da criança que ela escute novas palavras, pergunte sobre elas e aprenda o significado com exemplos e sinônimos, e o livro será ideal para te ajudar nisso servindo de referência.

Seu filho já está aprendendo ler? Encoraje-o a soltar a voz, mas não deixe de ajudá-lo nas frases que ele tiver mais dificuldade.

Sugira o revezamento – ele(a) pode ser um personagem e você o outro e/ou cada um ler uma página por inteiro.

Não transforme a leitura uma obrigação – é importante respeitar também a vontade da criança, mas é para essas situações que é importante mostrar o apego dos pais com o hábito dentro de casa, assim ele vê que não é algo forçado e quando quiser pode voltar a leitura.

Não se prenda a só um escritor – busque diferentes gêneros e autores para que ele possa conhecer e adquirir outros gostos literários, criando mundos e percepções diferentes.

Com essas dicas, além de adicionar uma prática essencial para o desenvolvimento do seu filho(a), vocês se aproximam e colecionam os melhores momentos mamãe.

No site da TudoComNome e no nosso Instagram tem várias dicas, além de produtos essenciais para a rotina do bebê, dê uma passadinha por lá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *