Como identificar alergias no bebê e quais cuidados devem ser tomados?

O aparecimento de alergias em bebês nos primeiros meses de vida pode ocorrer por vários motivos e tipos diferentes.

Na fase inicial os pequenos estão desenvolvendo seu sistema imunológico, ficando mais sensíveis e também propensos, por isso é importante ficar de olho caso identifique alguma alergia respiratória, alimentar ou até as de dermatite atópica, que causam problemas na pele.

É importante que em qualquer suspeita, você leve seu bebê a um médico para ser examinado corretamente mamãe, mas também é fundamental saber identificar se é alergia e a TudoComNome veio te ajudar.

Alergias na pele são facilmente notáveis, pois normalmente causam vermelhidões, pele ressecada, pequenas bolhas ou áreas inflamadas, que se destaca pela coceira excessiva e também irritabilidade.

Alguns fatores como perfumes, roupas de fibra sintética ou lã, estresse emocional, mudanças de temperatura, banhos com água muito quente entre outros, podem contribuir para essa alergia, já que os pequenos ainda são sensíveis e estão se adaptando.

É importante no início solicitar as visitas higiene máxima: não passar perfume antes do contato com o bebê, limpar as mãos e braços com álcool em gel e evitar de ficar dando beijo na boquinha. Pode parecer exigência demais, mas é fundamental para evitar bactérias transmitidas mesmo que sem querer por quem está tendo o contato.

Como evitar as alergias no bebê?

Evite banhos demorados – o banho deve durar entre 10 e 15 minutos com água morna e com pouco sabonete (teste sempre a temperatura da água antes de colocar o bebê, nós temos disponível no site o termômetro ideal para te ajudar nisso)

Mantenha a pele do bebê hidratada – pelo menos duas vezes ao dia você pode passar hidratante hipoalérgico nele(a).

Roupas leves e de tecidos naturais – o algodão, por exemplo, se destaca por permitir maior respiração da pele através do tecido.

Arranque as etiquetas das roupas – elas costumam pinicar a pele do bebê, então indicamos que após comprar ou ganhar, você lave a peça e corte a etiqueta antes do bebê usá-la.

Evite alimentos industrializados – produtos com conservantes e corantes costumam causar alergias alimentares, além de não fazerem parte de uma dieta saudável.

Cuidado com sabão, detergente e amaciante – na hora de lavar as roupinhas, utilize produtos neutros, livres de fragrâncias artificiais, corantes e substancias irritativas.

Fraldas também pedem atenção – confira as dobrinhas das pernas se não estão apresentando vermelhidão e não deixe de trocar as fraldas com frequência. Fraldas apertadas costumam abafar a pele, aumentando o suor, o que causa irritação.

Mantenha a limpeza das pelúcias – ursinhos e bonecos de pelúcia costumam acumular poeiras e ácaros com o tempo, sendo fundamental manter a limpeza constante para evitar alergias após o contato com o bebê.

Se você notar irritação, vermelhidão ou qualquer sinal de alergia em seu bebê, não hesite em levá-lo a um pediatra.

Com o diagnóstico correto através de exames específicos, o profissional conseguirá direcionar o melhor procedimento para o tratamento.

No site da TudoComNome você garante os melhores produtos para te ajudar em todo o processo da maternidade mamãe, e em nosso Instagram dicas valiosíssimas como essa, não deixe de acompanhar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *