6 maneiras de ajudar filho(a) a encarar suas emoções.

Raiva, tristeza, alegria, medo, inveja, amor. Uma das missões mais importantes e difíceis no papel da maternidade/paternidade, é a de ensinar os filhos a entender e lidar com as emoções.

A nossa receptividade, resposta, comportamento e palavras tem um impacto que pode ser definitivo na hora deles construírem sua base, por isso é importante termos cautela, atenção e estarmos preparado para essa fase.

E por isso mamãe, separamos 6 dicas que são essenciais e que com certeza irá lhe ajudar a lidar e ensinar de forma saudável as emoções e os sentimentos de seu filho(a). Vem conferir!

1. Auxilie no reconhecimento da emoção – ajude seu filho(a) a dar nome ao que está sentindo, perguntando qual sensação ele está tendo.

2. Após reconhecer, não banalize o sentimento – às vezes para nós adultos algumas emoções podem ser bobas, mas é fundamental mostrar para os pequenos que todas as emoções importam e tem um significado/motivo.

3. Explique a importância das emoções e como ela faz parte – todos nós seres humanos vivemos com emoção e é importante seu filho(a) saber que é normal sentir algo, que algo não durará para sempre e que também é possível lidar com isso.

4. Reflita sobre os sentimentos – chame seu filho para sentar e refletir sobre a causa daquele sentimento, como lidar e também superar ela se necessário. Esse momento é importante para mostrar a criança que nenhuma emoção justifica comportamentos desagradáveis, como birra por estar chateado, esperneio em público.

5. Encontrem juntos métodos que auxiliam na emoção – pode ser meditar, respirar fundo, contar até 10, dar soquinhos na almofada, colocar uma música calminha, desenhar. O importante é encontrar uma forma de extravasar essa emoção e lidar com ela sem que a criança a reprima ou desconte-a em outro amiguinho.

6. Expressem seus sentimentos também – é importante os papais mostrarem o que sentem, explicarem a causa do sentimento e dividirem experiências com as crianças. Além de dar segurança, liberdade e espaço para os pequenos, vai ajudá-los a entender com mais facilidade o que estão sentindo.

Dica bônus: utilize de filmes, desenhos, jogos e leituras para te ajudar nesse processo. Na leitura ou mesmo nos desenhos, você consegue mostrar para a criança o que os personagens estão sentindo e dialogar com ela sobre se já sentiu, se conhece aquele sentimento, se já viu algum amiguinho daquele jeito, ensinando mais sobre.

Introduza joguinhos emocionais na sua casa, como o jogo da emoção, onde a criança preenche o desenho da carinha todos os dias para mostrar como ela está: feliz, triste, brava 😀 :(.

Também é interessante por exemplo antes do jantar, abrir uma conversa sobre como foi o dia e com quais emoções lidaram durante os desafios, para acostumar a criança a normalidade dos sentimentos.

Com essas dicas com certeza você abrirá um espaço seguro e amigável com seu filho(a) para ensinar sobre as emoções, e quando ver ele(a) administrando bem suas emoções e comportamentos, vai sentir que todo esforço valeu a pena.

No site da TudoComNome você encontra o Teddy – Ursinho das Emoções para ajudar seu pequeno(a) no desenvolvimento e compreensão dessa fase, e o melhor, de forma divertida. Confira esse e outros produtos por lá também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *