Como preparar meu filho para o primeiro dia de aula?

Entramos na fase da volta às aulas e o retorno ou início no primeiro dia pode ser delicado para as crianças e para os papais também.

São novos amiguinhos, novas regras, adultos diferentes, ambientes e também uma nova rotina, enfim, muitas mudanças para lidar psicologicamente para todos da família.

Para te ajudar nessa adaptação e preparação mamãe, separamos algumas dicas que, se aplicadas, vão aliviar aquela tensão e ansiedade dos primeiros dias de aulas.

Vem conferir!

Conheça com seu filho o ambiente escolar – é importante para o novo processo ele se familiarizar com o ambiente e nada melhor que fazer isso em família.

Visitem as salas, refeitório e toda a infraestrutura da escola, mostrando onde ele vai brincar, comer, se divertir e fazer novos amigos, assim vai imaginando e se acostumando com a ideia.

Faça a compra dos materiais juntos – seja no uniforme ou os materiais escolares exigidos para uso na escola, essa parte é uma das mais gostosas e com certeza vai deixar seu filho(a) animado(a).

Deixe-o escolher o tema e montem juntos o kit para levar, explicando o por que de cada item, assim já deixam tudo prontinho e a criança mais conectada com o momento.

Abra um diálogo sobre o primeiro dia – você pode começar dividindo suas experiências, compartilhando os principais detalhes de como é o primeiro dia de aula.

Explique a importância da escola, da educação e socialização e aproveite para abrir espaço para ouvir como a criança está em relação aos sentimentos: ela está com medo? Está ansiosa? Demonstrou alguma insegurança?

Se despeça, mas fique firme – é importante para a criança ter os pais presentes no primeiro dia de aula. Não deixe de dar aquele abraço e compartilhar palavras positivas, e evite demonstrar que está triste ou sensível com a situação, já que as crianças sentem o que os pais transmitem e isso pode deixá-la insegura.

Seja pontual com o horário de saída – principalmente nos primeiros dias, seu atraso pode afligir e despertar o medo do abandono por ver os amiguinhos indo embora e a criança ficando. Informe que em tal horário você vai estar lá para buscá-lo e cumpra com o horário.

Evite cobranças e sobrecarga no início – a criança está se adaptando a muitas mudanças e isso pode ser muito estressante, então evitar a sobrecarga com perguntas é necessário. Deixe-a processar seu dia, sentimentos e ocorridos, e depois pergunte como que foi, sempre deixando ele(a) dividir como quiser e o que quiser.

Deixar a criança confiante, segura e animada a ajudará ter o melhor desempenho na escolinha, por isso é fundamental os pais estarem preparados para isso. E nada melhor do que seu filho estar com produtos que ele mesmo escolheu para mostrar aos amiguinhos(as) e fazer sua primeira amizade!

Conversem entre vocês (casal) para alinhar horários, rotinas e também para dividir os sentimentos sem que interfira no desenvolvimento do seu filho(a).

Na TudoComNome você encontra diversos produtos e Kits de materiais escolares para deixar as aulas mais divertidas para os pequenos. Ele(a) irá adorar desde a garrafinha até sua mochila exclusiva com seu nome.

Confira já os itens escolares em nosso site mamãe!

One thought on “Como preparar meu filho para o primeiro dia de aula?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *