Como criar uma rotina de estudos para o seu filho(a).

Começamos um novo ano e as voltas às aulas está chegando mamãe, e com ela vem a adaptação à nova rotina, o que requer um plano de estudo.

Criar esse hábito no dia a dia do seu filho(a) irá ajudá-lo com todas as fases da vida, já que o estudo é algo que vai além da escola, mas também para construção profissional.

Acompanhar, ajudar e dar apoio é essencial e importante para que essa prática se torne habitual durante a vida do seu pequeno(a), então vamos as dicas para montar essa rotina?

– Monte um cronograma/planner

Pode ser em uma agenda ou naqueles planners que você coloca na parede e fica bem visual, anotar todas as tarefas, lições de casa, provas, ajudarão na rotina do estudo.

Se seu filho for pequeno, você pode criar um quadro com figuras/desenhos, para ele visualizar as tarefas que precisa cumprir. Ex: uma calculadora para representar quando ele terá aula ou deve estudar matemática, um livro se for português etc.

– Defina horários

Para a criança criar com mais facilidade a rotina de estudos, é importante definir os dias e horários que ela irá praticar.

Especifique o tempo para cada atividade do dia e se ela for maior, deixe-a ajudar e palpitar sobre a melhor forma, entrando em um consenso.

– Prepare um ambiente para o estudo

Nada de deixar seu filho estudar na cama ou no sofá, é importantíssimo ele(a) ter um local para desempenhar o estudo.

Opte por ambientes com boa iluminação, que seja silencioso, organizado para reforçar a importância, e se possível, um lugar que desperte a criatividade. Se ele(a) for estudar em ambientes que mais pessoas da família estarão presentes, é importante manter o respeito nesse horário.

– Deixe as distrações de lado

Pessoas conversando, televisão ligada, celular na mesa de estudos, tudo isso tira o foco e concentração, por isso é necessário respeitar o horário do estudo.

Se a criança for usar o computador para pesquisas, busque aplicativos que bloqueiem o uso das redes sociais, por exemplo.

– Acompanhe os picos de energia do seu filho.

O estudo é importante, mas não é a única tarefa da rotina do seu filho(a), mesmo que ele seja maiorzinho.

É importante entender que a criança precisa brincar, descansar, ter momentos de lazer e não se sentir mega pressionada.

Busque colocá-lo em esportes e atividades físicas que o agradam, assim irá se divertir, relaxar e desenvolver novas habilidades.

Se seu filho(a) já souber ler e escrever, deixe que ele(a) desenvolva (com sua supervisão) a rotina de estudos, esse já vai ser um passo de responsabilidade e de associação as tarefas diárias.

Esteja presente e dê seu apoio nessa fase de adaptação, assim você irá conseguir acompanhar a evolução e dificuldades do pequeno(a), orientando e direcionando o suporte da escola para as maiores dúvidas.

Na TudoComNome você garante kit escolinha, mochilas, kit higiene, estojo e muito mais personalizados com o nome do seu filho(a), deixando o material dele(a) mais divertido, autêntico e de fácil identificação.

Dê uma passadinha pelo nosso site e boa sorte com as voltas às aulas mamãe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *