“Meu filho(a) não sabe perder”. Como ajudar seu filho(a) com isso?

Em qualquer atividade que ocorre disputas nós ficamos com as emoções a flor da pele, e com os pequenos não é diferente, afinal, eles estão lidando com novos sentimentos diariamente.

A queixa de que o filho não sabe perder, seja em um jogo, competição, brinquedo ou até na hora do não, é muito comum e recorrente entre os pais, e é o nosso dever ensiná-los o quanto antes para que eles saibam lidar com a decepção e os sentimentos.

É por isso que, antes de qualquer coisa mamãe, é importante reforçarmos a necessidade de mostrar no dia a dia para o seu filho(a) que nem sempre podemos ter tudo e que a frustração faz parte, mas que é um sentimento passageiro e normal até mesmo para os adultos.

Agora vamos as dicas: como ajudar seu filho a aprender perder?

  • Mantenha regras: uma criança que acredita que pode tudo, acha que sempre vai ganhar, e não é assim que acontece na vida real. Mostre para o seu filho(a) que as regras existem e devem ser respeitadas, seja no jogo de futebol ou dentro de casa com presentes e necessidades, conforme estabelecido pelos pais.
  • Não ceda a todas as vontades e desejos: sempre ceder às birras e vontades do seu filho, pode fazer com que ele construa uma imagem de que sempre terá o que quer, fazendo com que nas horas das brincadeiras e jogos ele se desaponte facilmente e não aceite o resultado.
  • Mostre apoio mantendo a calma: não são só as crianças que estão cada vez mais competitivas, isso está presente em todas as gerações, por isso é importante deixar com que ele extravase o que está sentindo, expressando sua frustração sem julgamentos.

Compartilhe suas histórias: com certeza você tem boas histórias de vitórias e superações para compartilhar com seu filho(a). Isso além aproximar ainda mais vocês e passar confiança por ser uma historia de família, mostra uma nova perspectiva e ensina sobre perseverança.

Reconheça o esforço dele(a): mostrando as características e habilidades que o destacam, mostrando que nem sempre é o resultado que importa, mas também os processos e suas descobertas.

• Não iluda seu filho: é comum ver pais que deixam ou manipulam o jogo para o filho ganhar só para ele se sentir bem, mas isso pode acabar prejudicando a criança. Na pratica, perder é um aprendizado fundamental, e por estar com os pais pode ser até mais leve, então não burle as regras só para favorecer seu pequeno(a).

• Estimule os jogos em casa: existem vários jogos educativos para você adquirir e competir em família, de forma saudável, divertida que além de ser interativo, irá trazer boas risadas e ensinamentos ao pequeno(a).

Gostou das dicas mamãe? Temos certeza que elas irão te ajudar e auxiliar o seu filho nos desafios que ele irá encontrar durante a vida.

Depois dê uma passadinha no site da TudoComNome para conferir todos os lançamentos que chegaram, temos certeza que você irá amar as novidades disponíveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *